Brasil conta com 'freguesia africana' para despachar Costa do Marfim

"Uma vitória sobre eles seria um resultado fantástico, mas um empate não será ruim".

O técnico Sven-Göran Eriksson citou a liderança brasileira no ranking da Fifa, há três dias, para justificar a frase. Mas, se utilizasse apenas o retrospecto histórico do adversário deste domingo, também encontraria respaldo na declaração.

A exemplo de como chegou para a partida contra a Coreia do Norte, na estreia da última terça-feira, jamais o Brasil enfrentou a Costa do Marfim. Seus números contra rivais daquele continente, porém, permitem que se fale em verdadeira freguesia africana.

* Supercalendário da Copa

Em 26 confrontos ao longos dos tempos (não considerando o time olímpico formado majoritariamente por jogadores sub-23), a seleção ganhou 25 e só perdeu um -- para Camarões, 1 a 0, pela Copa das Confederações de 2003. Quando o assunto é Copa do Mundo, então, a soberania é tão ou mais forte quanto: cinco jogos e 100% de sucesso, com 13 gols marcados (média de quase três por encontro) e nenhum sofrido.

O primeiro duelo aconteceu em 1974. Naquele 22 de junho, o estádio da alemã Gelsenkirchen viu o trio Jairzinho, Rivelino e Valdomiro balançar as redes do Zaire: 3 a 0.

Doze anos mais tarde (86), viria o placar menos elástico da relação: 1 a 0 em cima da Argélia. Tento de Careca, em Guadalajara, interior mexicano.

Na Califórnia (EUA), foi a vez de Romário, Márcio Santos e Bebeto decretarem 3 a 0 sobre Camarões na edição de 1994. Mesma contagem do triunfo diante do Marrocos em Nantes, na França-1998, com gols de Ronaldo, Bebeto e Rivaldo; e da vitória frente a Gana na Alemanha-2006, após finalizações de Ronaldo, Zé Roberto e Adriano.

Veja, abaixo, o retrospecto geral do escrete contra equipes africanas:

1. África do Sul - 3 jogos (3 vitórias)
2. Argélia - 4 jogos (4 vitórias)
3. Camarões - 4 jogos (3 vitórias e 1 derrota)
4. Egito - 5 jogos (5 vitórias)
5. Gana - 3 jogos (3 vitórias)
6. Marrocos - 2 jogos (2 vitórias)
7. Nigéria - 1 jogo (1 vitória)
8. Tanzânia - 1 jogo (1 vitória)
9. Tunísia - 1 jogo (1 vitória)
10. Zaire - 1 jogo (1 vitória)
11. Zimbábue - 1 jogo (1 vitória)

Postar um comentário

0 Comentários