Começa o forró das cidades do Recôncavo


Os festejos juninos de Amargosa (a 240 km de Salvador) começaram neste sábado, 19, e vão até o dia 27. Com quase 50 mil metros quadrados, a Praça do Bosque deverá receber cerca de 90 mil pessoas por dia a partir do dia 23. César Menotti e Fabiano, Saia Rodada, Zé Ramalho, Cavaleiros do Forró, Oswaldinho do Acordeon, Waldonys, Flávio José, Santana, Estakazero, Cissinho de Assis, Hugo Luna, Cangaia de Jegue, Seu Maxixe, Mariene de Castro, Flor Serena e Irah Caldeira estão na programação, entre outros artistas.

Rua do centro de Cachoeira com decoração para a festa de São João - Foto: Alzira Costa | A TARDE

Além da área de shows, com dois palcos, o São João da cidade conta com a Vila Amargosa e a Sala de Reboco. A primeira mostra um pouco do “clima da roça do interior”. O local abriga uma cidade cenográfica, onde é possível saborear comidas e bebidas típicas e apreciar o artesanato e outras manifestações culturais locais. Na fazendinha são expostos animais de produção e exóticos. O espaço conta, ainda, com uma casa de farinha e alambique de produção de cachaça.
Santo Antônio

Em Santo Antônio de Jesus (a 185 km de Salvador), a homenagem será ao rei do baião Luiz Gonzaga e à seleção brasileira. Os festejos começam no dia 23 e seguem até o dia 26. A prefeitura investiu, no total, com apoio dos patrocinadores, mais de R$ 1 milhão na festa que vai ser animada pelas duplas sertanejas Zézé Di Camargo e Luciano e Jorge e Matheus, além dos cantores Dominguinhos, Flávio José, André Macedo e Quininho de Valente, e as bandas Seu Maxixe, Farol de Milha, Flor do Nordeste e OsTião, entre outras atrações.

Segundo o superintendente da Cultura, Hernane Mercês, a expectativa é de que 90 mil pessoas visitem a cidade nos quatro dias da festa. “Serão dois palcos geminados para o forró não parar, pois teremos 42 atrações locais e dez de fora da cidade. No coreto da Praça Renato Machado, grupos pé de serra vão animar os visitantes. A decoração é típica de uma vila do interior, com figuras do homem do campo”, afirma.

Próximo ao circuito da festa, os visitantes também poderão se divertir no parque infantil, assistir ao encontro de quadrilhas, ao bumba-meu-boi e ao pau de fitas. Na casa de taipa e na barraca da agricultura serão oferecidas comidas típicas, como o beiju, a tapioca, o amendoim, a laranja e o milho. No total, são 154 barracas de comidas e bebidas típicas. No entorno da festa, foram instalados 120 banheiros químicos e construídos outros de alvenaria, inclusive para portadores de necessidades especiais.

A segurança ficará por conta das polícias Militar e Civil, Choque e Corpo de Bombeiros, além da Companhia de Ações Especiais do Litoral Norte (CAEL) da Polícia Militar, e as guardas municipal e de trânsito. O município tem rede hoteleira urbana e rural, com 16 hotéis e pousadas que já estão com 95% da ocupação completa.
Cachoeira

Em Cachoeira (a 110 km de Salvador), a festa começa depois desta segunda e se estenderá até o dia 27, com shows, festival de música junina, apresentação de quadrilhas e samba de roda. Atrações como as bandas Filomena Bagaceira, Saia Rodada, Seu Maxixe, Trio Nordestino, Cavalo Doido, Estakazero, Cangaia de Jegue, Calcinha Preta e Tio Barnabé, além dos cantores Virgílio e Dr. Kifura, estarão animando o público na cidade histórica.

De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo do município, é aguardado um público estimado em 70 mil pessoas durante os seis dias da festa. Para ampliar a oferta dos 400 leitos estimados na cidade, estão sendo cadastradas casas particulares para quem quiser alugá-las temporariamente durante o São João. A tradição da fogueira é mantida por muitas famílias que ainda abrem as portas das casas para receber parentes, convidados e quem chegar para saborear amendoim, laranja, bolos e licor.

Postar um comentário

0 Comentários