COPA


publicado em 10/06/2010 :: atualizado em: 10/06/2010 às 18h11
COPA DA AFRICA 2010
Com estrelas mundiais, África celebra a si mesma na festa de abertura
Festa teve dezenas de artistas locais, muitas bandeiras da África do Sul e homenagem a Mandela
Por Antoine Morel, do R7, em Johannesburgo
Foto da matéria
Por Gianluigi Guercia/AFP Will.I.Am e Fergie, do Black Eyes Peas, agitaram o público durante a festa desta quinta em Soweto
Com a presença de estrelas mundialmente conhecidas, como a colombiana Shakira, a norte-americana Alicia Keys e o grupo Black Eyes Peas, a festa de abertura da Copa do Mundo, realizada nesta quinta-feira (10), em Johannesburgo, foi uma celebração da África e da alegria de seu povo por receber a maior competição do futebol mundial.

Veja como foram os principais momentos da festa
As melhores fotos do show em Soweto
Todas as notícias da Copa do Mundo
Clique aqui para ler mais notícias

A cerimônia teve um tom patriótico. O momento mais emocionante foi a homenagem ao ex-presidente Nelson Mandela, o principal líder da luta contra o apartheid. Com saúde frágil, ele não compareceu, mas ganhou elogios do bispo Desmond Tutu, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1984 e outra estrela do combate ao racismo.

Com a camisa dos Bafana Bafana (a seleção sul-africana), ele pediu uma ovação para Mandiba - o apelido de Mandela. Brancos e negros berraram: "Viva Mandiba". Nelson Mandela é esperado para estar no jogo desta sexta-feira (11), entre África do Sul e México, que abre a Copa do Mundo. A partida será no Soccer City, em Johannesburgo.

A festa teve o marco de ser realizada no Orlando Stadium, no meio de Soweto - berço da luta contra o apartheid. Joseph Blatter, presidente da Fifa, lembrou disso ao fazer seu discurso no começo do evento.

- A Fifa está muito feliz de estar com a Copa na África do Sul. E está muito feliz de estar em Soweto.

Os espectadores receberam bandeiras da África do Sul e serviram de figurantes para a bela festa. Quando o Black Eyes Peas começou a cantar I´ve Got a Feeling, seu principal hit, a multidão - de mais de 30 mil pessoas - explodiu. O líder da banda, Will.I.Am, apareceu depois com a bandeira brasileira ao lado do cantor africano K’Naan em Waving Flags, uma das músicas oficiais da Copa.

Após a apresentação de Shakira, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, e o chefe do comitê organizador, o sul-africano Danny Jordaan, deram as boas vindas aos torcedores e apresentaram a taça da Copa do Mundo, carregada pelo francês Patrick Vieira, um dos jogadores campeões do mundo em 1998.

Em seguida, uma apresentação com dezenas de artistas cantando Playing For a Change, acompanhados de garotos e garotas fazendo embaixadinhas, encerrou o espetáculo. Show, agora, só com a bola rolando, em 64 jogos, a começar por África do Sul e México, que começa às 11h (de Brasília).

Postar um comentário

0 Comentários