Itália inicia defesa do título contra o Paraguai


África do Sul - A Itália inicia nesta segunda-feira a defesa do título conquistado na Copa da Alemanha, em 2006, enfrentando o Paraguai, que pretende homenagear o atacante Salvador Cabañas, baleado meses antes do torneio na África do Sul. Favorita no grupo F, a Azzurra se complicou nos últimos amistosos e enfrentará uma equipe paraguaia motivada. O presidente Fernando Lugo recentemente enviou uma carta a seleção de seu país pedindo que todos joguem por Cabañas, que sobreviveu a um tiro na cabeça e ainda está em recuperação.

"Lembrem-se do nosso querido e estupendo exemplo do caráter decidido do Paraguai", escreveu Lugo. "Ele é um magnífico exemplo de como o espírito de luta, a força de vontade e a fé nos ajudam a dar respostas em momentos de adversidade."

Jogando sua quarta Copa consecutiva, o Paraguai deve ser o oponente mais difícil da Itália no grupo, que também traz Nova Zelândia e Eslováquia. O técnico argentino da seleção paraguaia, Gerardo Martino, construiu uma defesa sólida que garantiu à equipe a terceira colocação nas eliminatórias sul-americanas, atrás de Brasil e Chile e à frente da Argentina. A impressionante campanha do Paraguai incluiu uma vitória de 2 a 0 sobre o Brasil e outra de 1 a 0 sobre os argentinos.- Eles são uma típica equipe sul-americana e nós vimos o trabalho que o Uruguai deu para a França - disse o meia Gattuso - Nós teremos que lutar os 90 minutos.A Itália está sem seu meia mais talentoso, Andrea Pirlo. Lesionado na panturrilha, ele deve ser substituído por Riccardo Montolivo, da Fiorentina. O técnico Marcelo Lippi deve também experimentar o jovem meia do Juventus Claudio Marchisio. No ataque, Gilardino ainda não sabe se seus companheiros será Iaquinta, Pepe ou Di Natale.Paraguaios posam para foto no Green Point, na Cidade do Cabo / ReutersNa ausência de Cabañas, o principal atacante do Paraguai será o jogador do Manchester City Roque Santa Cruz, que parece estar pronto para jogar depois de perder várias partidas de seu time por porblemas no joelho. Foram Santa Cruz e Cabañas que marcaram os gols da vitória sobre o Brasil em junho de 2008. Na Copa, o companheiro dele será Lucas Barrios, do Borussia Dortmund.- A Itália é muito forte defensivamente e se eles marcarem, é muito difícil recuperar - avalia Santa Cruz - Temos que jogar com inteligência e quanto tivermos a bola procurar com calma nossas chances. Náo podemos usar bolas longas, temos que passar um por um.Seja qual for a estratégia, Cabañas estará sempre na lembrança dos jogadores do Paraguai.

- Se vencermos, dedicaremos a vitória a Salvador Cabañas - disse o meia Enrique Vera.

ITÁLIA x PARAGUAI

Estádio Green Point, na Cidade do Cabo

Árbitro: Benito Archundia (México)

ITÁLIA: Buffon; Zambrotta, Cannavaro, Bonucci e Chiellini; Montolivo, De Rossi e Marchisio; Iaquinta, Gilardino e Di Natale. Técnico: Marcelo Lippi.

PARAGUAI: Villar; Bonet, Veron, Da Silva e Morel; Vera, Santana, Riveros e Torres; Santa Cruz e Barrios. Técnico: Gerardo Martino O GLOBO

Postar um comentário

0 Comentários