As barracas da praia de Ipitanga, em Lauro de Freitas, voltarão a funcionar neste final de semana. Ainda que de forma improvisada, os barraqueiros devem retomar as atividades com apoio da Prefeitura local, que vai viabilizar a reinstalação da água e luz, junto a Embasa e Coelba.
A Polícia Militar e Guarda Municipal garantem a segurança nos estabelecimentos. A decisão da volta ao trabalho foi tomada após uma reunião realizada entre os barraqueiros e a prefeita Moema Gramacho, nesta sexta-feira (27), na Barraca do Tchê, em Ipitanga.
Na tentativa de ampliar o prazo da derrubada, a prefeita irá a Brasília, na terça-feira, para conversar com representantes da União. Enquanto isso, a prefeita promete se articular com o governador Jacques Wagner para tentar viabilizar auxílio financeiro para os barraqueiros e seus funcionários. “O governador está muito sensível à causa e juntos vamos batalhar para garantir o mínimo nesse momento tão difícil”, disse Moema.
A segurança foi garantida pelo major José Izidro, da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar de Lauro de Freitas. Depois de solicitar que os barraqueiros mantenham funcionários padronizados e devidamente identificados com o nome da barraca, ele assegurou que os policiais vão continuar fazendo rondas 24h na região. “Fica difícil saber quem é da barraca e quem não é. Vamos passar nos estabelecimentos um a um e quem não estiver identificado vamos levar, por isso, é importante a colaboração dos comerciantes”, frisou.
Para Carlos Luis Fritsch, presidente da Associação de Barraqueiros de Lauro de Freitas e dono da barraca Tchê, os estabelecimentos não podem parar. Algumas barracas não tem a menor condição de funcionar, por isso comerciantes dos 32 estabelecimentos se uniram num mutirão e ajudarão uns aos outros para que todos tenham lucro. “Vamos colocar isopor, improvisar com a lona, dividir os espaços com os companheiros. Importante é que estejamos na praia trabalhando para que entendam o quanto nossa atividade é vital para nós e para a comunidade”, frisou o barraqueiro.
0 Comentários