Tiroteio no Turano deixa dois supostos bandidos mortos

Rio - A troca de tiros que deixou baleado na barriga o Cabo Albuquerque no alto do Morro do Turano, na Tijuca, Zona Norte, na tarde desta terça-feira, deixou dois supostos traficantes mortos. Eles ainda foram socorridos e levados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro, onde morreram. Foram apreendidos uma pistola calibre 9mm e um fuzil SigSauer. A polícia suspeita ainda que o bando que enfrentou os policiais é o mesmo que mais cedo havia roubado um carro da Rede Brasil de Comunicação.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Policiais ocupam o Morro do Turano, na Tijuca, desde o início desta terça-feira | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

Segundo o relações públicas do Bope, capitão Ivan Blaz, o policial foi baleado no momento que fazia uma incursão na mata. A Estrada do Sumaré foi ocupada por policiais do Bope que fizeram buscas na mata para tentar encontrar traficantes escondidos.

Na Baixada Fluminense, dois homens foram presos e cinco menores apreendidos com arma e drogas, no bairro Jardim Roma, em Nova Iguaçu. A polícia suspeitava que o grupo fosse oriundo do Turano, mas a informação acabou desmentida. Cinco dos bandidos eram da favela da Chatuba, na Penha, e dois eram do próprio bairro. Eles foram flagrados com uma pistola calibre 380, 250 trouxinhas de maconha, 170 pedras de crack, 60 sacolés de cocaína e 45 frascos de cheirinho da loló. O caso foi registrado na 56ª DP (Comendador Soares).

Polícia inicia implantação no Morro do Turano

Com 140 homens - 20 do 6º Batalhão (Tijuca), 10 do 1º (Estácio), 80 do Choque e 30 do Bope -, a Polícia Militar iniciou a ocupação do Morro do Turano. A nova unidade deve ser inaugurada dentro de 70 dias. "Viemos para trazer a paz e não a guerra para a comunidade", afirmou o comandate do Bope, tenente-coronel Paulo Henrique Azevedo.

Foto: Severino Silva / Agência O Dia
Equipes chegaram ainda de madrugada na comunidade da Tijuca | Foto: Severino Silva / Agência O Dia

As equipes entraram na comunidade por volta de 3h divididas em quatro localidades: pelo lado do Morro do Salgueiro, também ocupado pela PM; Praça Del Vechio, Beco 117 e pela Casa do Bispo.

De acordo com o capitão Ivan Blaz, relações públicas da PM, a primeira fase já foi concluída. Na etapa posterior os policiais vasculham toda a área. A PM informou também que o Turano vai receber três bases: no Sumaré, Chacrinha e em uma localidade chamada de Matinha.

"Já dominamos o terreno e a fase inicial está concluída. Agora para a segunda fase, que é procurar drogas, armas e traficantes", afirmou o capitão, afirmando que após a domínio do Salgueiro muitos bandidos se refugiaram no Turano.

A PM informou também que foram registrados pequenos confrontos, mas não com traficantes do Turano. Durante a madrugada, o Bope enfrentou traficantes do chamado Complexo de Santa Teresa, que temiam uma possível invasão dos policiais a comunidades do local, no alto do Sumaré.

"Desde a ocupação do Salgueiro a gente faz um patrulhamento, que chamamos de 'patrulhamento rural', que é verificar as matas da Tijuca para evitar fuga ou esconderijo de traficantes.

Próxima UPP no Macacos ou na região do Centro


O comandante do Bope falou também sobre a dificuldade encontrada para dominar o terreno no Turano. "A área (Turano) é muito maior que o Salgueiro. Tem uma mata mais densa e possibilidade de fuga muito maior", disse Paulo Henrique Azevedo.

Sobre a próxima comunidade a ser pacificada, o tenente-coronel desconversou: "O Morro dos Macacos existe a possibilidade de uma próxima ocupação, mas podemos também ir para a área do Centro. Tudo vai depender do tempo que ficarmos aqui", disse.

Durante a operação foram recuperados dois carros roubados: um Citröen (ENX-2301) e um Vectra GT (KUY-7619) levados, respectivamente, no dia 5 de agosto na Praça da Bandeira e em 17 de julho, na Cidade Nova. Um uma mochila, deixada próximo a uma árvore, quatro cartões de crédito foram apreendidos. Uma folha de papel com etiquetas e material para endolação de drogas foram encontradas. Os PMs também acharam um bilhete com os dizeres 'bonde do gordão. Nós vai, mas volta'.

Em uma incursão na parte mais alta do morro, foram apreendidos um rádio de comunicação, drogas, uma granada M3, grampeadores e uma balança de precisão.

Processo de ocupação já na noite de segunda-feira

A preparação para a entrada dos policiais no Turano começou na noite de segunda-feira. Policiais militares do 6º BPM (Tijuca), do 1º BPM (Estácio) e do Choque patrulharam os acessos à comunidade e a segurança no Rio Comprido e em alguns locais da Tijuca, como a Rua Haddock Lobo, foi reforçada. Nenhum incidente foi registrado.

Na manhã desta terça-feira, a rotina de moradores do Turano não parecia ter sido alterada pela presença do Bope. A movimentação de trabalhadores, assim como a ida de crianças para a escola e comércio parecia normal. Algumas pessoas afirmaram nem saber que o morro seria ocupado para a instalação de mais uma UPP.odiaonline.com

Postar um comentário

0 Comentários