Um navegador baiano foi resgatado pela Marinha do Brasil, na madrugada desta sexta-feira, 10, no litoral do Espírito Santo, após seu barco ficar à deriva no mar. Jayme Vital, de 55 anos, foi salvo pelo Navio-Varredor Araçatuba, quando tentava fazer, sozinho, a travessia Rio Grande do Sul - Bahia, iniciada em sete de julho deste ano, no veleiro Punga, de sua propriedade, que tem cerca de oito metros de comprimento.
De acordo com informações da assessoria de comunicação do 2º Distrito Naval da Marinha, Jayme pediu socorro pelo rádio do barco após perder o leme, peça do veleiro que permite dar a direção à embarcação, e ficar à deriva correndo risco de afundamento no meio do oceano. "Após 12 horas de exaustivas buscas, com mar muito forte, encontramos o navegador muito abatido psicologicamente, cansado, com uma costela quebrada e sem condições de estabelecer o governabilidade do seu barco", afirma a Marinha em comunicado oficial.
Além do leme, o veleiro encontrava-se sem energia elétrica e com um rasgo no casco no momento do resgate. Após as buscas, o velejador, que é morador da Ilha de Itaparica, recebeu os primeiros socorros e foi levado para o porto de Vitória/ES, de onde embarcou para a Bahia.
0 Comentários