Cerca de quatro mil evangélicos de pelos menos 12 igrejas existentes em Conceição do Coité e de algumas cidades circunvizinhas que ainda não aderiram a esta tradição, lotaram a Praça do Mercado para acompanhar as pregações e os shows que marcaram a XIX edição da Semana dos Evangélicos.
O destaque na noite de quinta-feira foi o cantor Mattos Nascimento ex-componente da Banda de Rock Paralamas do Sucesso. O cantor apresentou um repertório que sem dúvida agradou ao público, já que os ritmos foram variados e envolveu os adolescentes e os mais idosos. Irreverente, Mattos Nascimento disse ao CN que ficou empolgado com a receptividade dos coiteenses e declarou que não esperava aquela manifestação em plena noite de quinta-feira.
"Foi maravilhoso, estou nesta caminhada há 19 anos a serviço de Jesus, logo depois que deixei o Paralamas" revelou o cantor em breve entrevista, já que veio do Rio de Janeiro, desceria para autografar CD´s e DVD´s e viajar para Salvador para pegar o vôo na madrugada. Rudinei e Ruab fizeram uma breve apresentação em seguida.
Pastores queixaram-se da falta de apoio - A coordenação da festa lamentou em público a falta de apoio principalmente por parte da Prefeitura, alguns pastores consideraram de forma humilhante o tratamento dado a eles nos últimos dias e já comentaram e convocaram a todos os membros de igrejas a contribuírem com R$ 5 (cinco reais) no prazo de 5 meses antes da festa do ano que vem para fazer um evento independente.
"Não foi fácil para a prefeitura investir na estrutura de palco som e iluminação. A gente entendeu como verdadeira humilhação ao procurar o poder público e os representantes colocarem dificuldades dizendo que não tinha orçamento para pagar festa deste tipo", declarou um dos participantes que preferiu não revelar seu nome.
Pastor Almeida, do Avivamento Bíblico, o único que participa desde o inicio, há 19 anos, falou que apesar de tudo o objetivo foi alcançado. Lamentou também as dificuldades que encontrou inclusive juntamente com pastor Euvaldo da Igreja Fonte da Vida, ambos foram ao comercio em busca de patrocínio. Euvaldo defende a idéia de festa independente e já estão decididos a procurar o estado, através da Bahiatursa a fim de buscar apoio para os anos futuros, incluído a festa no calendário de cultura do Estado da Bahia.
A atividade Religiosa dos evangélicos acabou de ser sancionada pelo presidente Lula que institui a data 30 de novembro como Dia Nacional dos Evangélicos. Uma tradição que teve inicio em Conceição do Coité na década de 80 quando o então vereador Valdemí de Assis teve a ideia de reuniu com pastores da época, (inclusive Almeida o mais antigo em atividade), que aprovaram a ideia. Valdemi levou o projeto para a Câmara e foi aprovado para que o município comemorasse de 16 a 23 de setembro a semana dos Evangélicos.
A partir do inicio da década de 90 a vereadora Maria Eugênia ( Geninha) evangélica atuante, encaminhou a câmara o projeto para a criação do feriado municipal dos evangélicos. Encontrou algumas resistências, mas conseguiu aprovação e a data de 23 de setembro passou a ser feriado municipal em Conceição do Coité.
A atividade ganhou força e se expandiu por dezenas de cidades baianas, no ano passado havia informações que 60 municípios já comemoravam os festejos. O idealizador da semana dos evangélicos Valdemí de Assis sugeriu ao deputado Émerio Resedá que levasse para a Assembléia a proposta para criação do dia estadual dos evangélicos o deputado prontamente atendeu e teve votação aprovada, embora não seja de conhecimento de muita gente, 23 de setembro também já faz parte do calendário baiano.
A vereadora Geninha até o inicio da noite de quinta-feira (23) não sabia que o presidente Lula havia sancionado a Lei de criação do dia nacional dos evangélicos, ela que se encontrava em Salvador comemorou e disse que vai encabeçar uma campanha para colocar a data no mesmo dia do município e do estado.calilanoticias
0 Comentários