Vândalos derrubam postes e 16 povoados de Juazeiro ficam sem energia

Moradores do povoado de Goiabeira II, localizada na região do Salitre em Juazeiro (a 500 km de Salvador) realizaram uma manifestação, na manhã desta quinta-feira, 2. As aulas foram suspensas nas escolas do povoado e o posto de saúde ficou fechado. O protesto foi por conta da falta de energia que já dura 15 dias. O sistema de fornecimento de energia de Goiabeira II e de mais 15 povoados foi cortado depois que vândalos derrubaram 16 postes da fiação elétrica.

Segundo depoimentos de moradores, a ação tem o objetivo de suspender o funcionamento das bombas de água dos agricultores que plantam na parte alta do Salitre. Com isso a água do rio chega à parte mais baixa da localidade. Há cinco meses não chove na região.

“Nossa revolta é porque essas pessoas continuam a derrubar os postes na tentativa de ter água para os plantios. A solução não é esta e toda a comunidade sofre com esses atos de vandalismo”, afirma a moradora Elis Cristina Conceição Santos. Para resolver o problema da falta de energia, o morador Martinho Romualdo da Silva sugeriu à Coelba o desligamento das bombas d’água durante os finais de semana e à noite e a ligação da rede 13.8 desativada, segundo ele, há quase cinco anos.

Já a moradora de Goiabeira II, Maria Gonçalves de Oliveira, afirma que o movimento vai continuar. “Fechamos escolas e o posto de saúde e vamos permanecer assim até que as autoridades tomem uma providência”, prometeu. Há ameaças até de não permitir que as urnas eletrônicas sejam instaladas nos povoados para a eleição de outubro.

Vandalismo - Os 16 postes estão caídos ao longo de 2 km de estrada. Eles tiveram a sua base quebrada por marretas. Os cabos de aço que dão sustentação ao equipamento foram cortados. A energia foi desativada assim que os postes foram derrubados e os fios de eletricidade estão a 1,5 metro do chão, numa área de fácil acesso.

O caso é considerado grave pela Coelba e várias queixas já foram prestadas na Polícia Civil que está investigando o caso. Dezoito postes foram derrubados no último dia 21. Quando a equipe de manutenção ia finalizar o trabalho de religamento, identificou outros postes demolidos. O prejuízo já ultrapassa o valor de R$ 100 mil

Postar um comentário

0 Comentários