Com apoio da torcida do Bahia, que lotou o estádio de Pituaçu, o Bahia venceu a partida contra a Portuguesa pelo placar de 3 a 0, com dois gols do atacante Adriano 'Michael Jackson', no primeiro tempo, e um do zagueiro Nen, nos acréscimos do segundo tempo.
O triunfo coloca o tricolor baiano matematicamente garantido na Série A em 2011, chegando aos 65 pontos e assumindo a vice-liderança da Série B. Já a Portuguesa permanece no quinto lugar, com 56 pontos, três atrás do quarto colocado, o América-MG.
Com a derrota da Lusa, o Figueirense também garantiu sua vaga na elite do futebol brasileiro. A equipe catarinense fica com 63 pontos, sete acima do quinto colocado, faltando duas rodadas para o final da Segundona. O Cortiba está isolado na liderança, com 70 pontos, e disputa com o Bahia o título da competição.
O jogo – Apoiado pela torcida, o Bahia partiu para cima da Portuguesa logo no início do jogo. Aos dois minutos, o atacante Adriano perdeu uma boa chance de gol de cara para o goleiro Weverton, após vacilo da defesa de Lusa.
Mas pouco depois, aos quatro minutos, Adriano se redimiu e abriu o placar para os donos da casa. Ávine fez ótimo lançamento da intermediária, a bola desviou em Jael e sobrou para o atacante, que chutou rasteiro, marcando o primeiro gol do jogo.
Após levar o gol, a Portuguesa igualou a partida, mas sem trazer perigo ao gol de Omar. Já o tricolor baiano cadenciou o jogo, e só tentava chegar no ataque com maior tranquilidade.
Aos 25 minutos, veio o segundo gol tricolor, novamente marcado por Adriano. Após um escanteio cobrado por Morais, a bola sobrou para o atacante do Bahia, que chutou forte da entrada da área. No trajeto, a bola desviou em um defensor da Lusa, enganando o goleiro Weverton.
Perdendo por dois a zero, o técnico Sérgio Guedes colocou o experiente meio-campista Athirson, no lugar de Romero, para tentar melhorar o toque de bola no setor e criar mais chances ofensivas.
Com isso, a Lusa começou a ter melhores chances de marcar, com a mais perigosa delas aos 35 minutos. Após cruzamento de Athirson, Fabinho apareceu com perigo para marcar na pequena área, mas Ávine apareceu na hora certa para afastar o perigo.
Etapa final – No segundo tempo, a Portuguesa, precisando reverter o resultado, continuou tentando atacar o Bahia, enquanto o tricolor baiano aproveitava as chances de contra-ataque.
Em uma delas, logo aos três minutos, Adriano recebeu um ótimo lançamento e foi derrubado dentro da área por Preto Costa. Na cobrança do pênalti, o atacante Jael, que já havia perdido uma penalidade no último jogo em casa contra o Coritiba, telegrafou a cobrança no canto direito e Weverton conseguiu defender o pênalti.
Se do lado da Lusa o goleiro defendeu a penalidade que poderia deixar o Bahia tranquilo no jogo, do lado do tricolor baiano o jovem goleiro Omar, que entrou no lugar do suspenso Fernando, deu conta do recado com algumas defesas importantes.
Mesmo com mais posse de bola na segunda etapa, a Lusa criou poucas chances de gol, com a principal delas aos 20 minutos, quando Marco Antônio dominou uma bola de fora da área e bateu colocado, saindo muito perto do gol de Omar.
Nos acréscimos, quando torcida e time já comemoravam o triunfo e o retorno para a Série A, Nen aproveitou um chute cruzado de Alison e, sem goleiro, marcou o gol que carimbou a volta do tricolor baiano para a elite do futebol brasileiro.
Próxima partida – Na 37ª rodada, no próximo sábado, 20, ambas equipes jogam às 16h (horário do estado da Bahia).O Bahia enfrenta, em Pituaçu, o Santo André. Já a Portuguesa joga no Canindé contra o Ipatinga.
Suspensos – Dois jogadores do Bahia receberam o terceiro cartão amarelo e não enfrentam o Santo André no próximo sábado, 20: o volante Marcone e o zagueiro Alison.
BAHIA 3 X 0 PORTUGUESA - 36ª Rodada da Série B
Bahia: Omar; Ananias, Alison, Nen e Ávine; Marcone, Fábio Bahia, Hélder e Morais; Adriano e Jael. Técnico: Márcio Araújo.
Portuguesa: Weverton; Paulo Sérgio, Preto Costa, Maurício e Romano (Athirson); Ademir Sopa (Marcos Paulo), Gláuber, Marco Antônio e Héverton; Fabinho e Dodô (Zé Carlos). Técnico: Sérgio Guedes.
Gols: Adriano (aos 5 e 25 min da 1º etapa) e Nen (aos 47 min do 2º tempo)
Cartões amarelos: Marcone, Alison (Bahia); Preto Costa (Portuguesa).
Local: Pituaçu, em Salvador.
Público: 32.157 pagantes
Data: 13/11/2010.
Renda: R$760.737,50.
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS)
Assistentes: Alexandre A. P. Kleiniche (RS) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE).
0 Comentários