Enem: neste sábado, alunos respondem a 90 questões em 4 horas e meia

Acontece na tarde deste sábado, 6, o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem). Na Bahia, as avaliações começaram às 12h (13h no horário de Brasília), já que o estado não aderiu ao horário de verão. As avaliações deste sábado seguem até as 16h30. Serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Cada caderno de prova consta de 45 questões. Portanto, neste sábado, os estudantes precisarão responder 90 questões em 4h30.

Já no domingo, 7, o tempo do exame na Bahia vai das 12h às 17h30 (pelo horário de Brasília, as provas acontecem das 13h às 18h30, para os estados que aderem ao horário de verão). Serão aplicadas as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Matemática e suas Tecnologias. Os estudantes precisarão dar conta de 90 questões e mais a prova de Redação, no tempo de cinco horas e meia.

A candidata Márcia Trindade, de 43 anos, ainda não decidiu o que vai fazer para o vestibular. Ela trabalha com vendas e não tem ensino superior, e aproveitou que o filho está fazendo o exame para participar também. "Quero que ele tenha oportunidades de estudo que eu não tive, de ir pra faculdade", contou ela, que fez a prova no colégio Odorico Tavares, no corredor da Vitória.

Raul Spinassé | Agência A Tarde
O estudante Eubio Matos demorou para estacionar sua moto e perdeu a prova por um minuto

Corre-corre - Muitos estudantes chegaram atrasados para as provas no centro de Salvador. No colégio Central, por exemplo, alguns candidatos chegaram com um minuto de atraso. Os portões fecharam-se impreterivelmente às 11h55. O engarrafamento próximo aos locais de prova causou desespero em candidatos que chegavam de carro: muitos desceram dos automóveis para terminar o percurso até os locais a pé.

A situação de congestionamento ficou complicada até para quem estava de moto: o candidato Eubio Matos, estudante de Biologia, perdeu a prova por um minuto. Ele saiu de Santa Inês, próximo ao município de Jequié, para prestar o Enem no Colégio Central, em Nazaré, e tentar ingressar no curso de Odontologia. Mesmo tendo ido até lá de moto, chegou após o fechamento dos portões. "Estava tudo engarrafado", justificou ele.

Confusão - Os estudantes baianos que receberam o cartão de confirmação da inscrição devem lembrar que o horário impresso nele corresponde ao horário de Brasília. Para evitar perder a prova, é preciso calcular uma hora a menos para o início.

A recomendação do Ministério da Educação (MEC) é a de que as pessoas procurem chegar antes, com cerca de uma hora de antecedência. A atitude ajuda os participantes a ficarem mais calmos e relaxados para darem a devida atenção às avaliações.

Postar um comentário

0 Comentários