Jacobina: Movimento Jacobina Agoniza vai realizar audiência pública

Nos últimos meses a população de Jacobina e região tem assistido à morte precoce de cidadãos, homens, mulheres, idosos, jovens e crianças de maneira alarmante, uma boa parte deles por não ter recebido um resgate apropriado em caso de acidente e outra pela falta de uma UTI num raio de mais de 200 km.
Embora a política de saúde do Governo Federal seja de instalação de Samu 192 integrada às UPAS (500 ainda este ano) e Jacobina sendo uma cidade pólo regional e sede de macro no sistema único de saúde, atualmente o há um desmonte da saúde pública no município em contramão ao projeto do MS e Sesab de regionalização dos serviços de média e alta complexidade, especialmente nas urgências e emergências. Na cidade já houve 16 PSFs funcionando, agora não há mais que 8 e a saúde tem sido privatizada.
A resposta da população a este estado de coisas veio em forma de passeata no dia 17 de setembro, onde cerca de 10 mil pessoas seguiram pelas ruas da cidade até a porta da prefeitura gritando: “Queremos Samu, UPA e UTI já”.
Vale ressaltar que já estão depositados nos cofres da prefeitura R$140.000,00 da 1ª parcela para a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24hs) desde o dia 24/08/2009 e que a 2ª parcela de R$ 910.000,00 nunca foi depositada porque a prefeitura sequer apresentou o terreno para a construção e que os recursos para o SAMU já foram autorizados em portaria do Ministério da Saúde desde 14 de setembro último e nada de concreto tem sido mostrado à população.
A população quer saber de quem é a responsabilidade pelas mortes que poderiam ser evitadas enquanto estes serviços não são implantados? A cada semana aumenta o número de vitimas da falta de responsabilidade dos gestores da saúde pública de Jacobina.
No dia 26 de novembro haverá uma Audiência Pública às 10 horas da manhã no auditório da Associação Comercial de Jacobina, com a presença do Sec. Estadual de Saúde da Bahia, o Dr. Jorge Solla, a Prefeita Valdice Castro, o Ministério Público e diversos prefeitos e secretários municipais de saúde com a da região e principalmente a população, a mais interessada.
Jacobina Agoniza, Samu, UPA e UTI Já!
Leia mais notícias no www.blitztotal.com.br

Postar um comentário

0 Comentários