Fim de semana com previsão de tempo instável em Salvador e Região Metropolitana

A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) - também chamado de baixas frias, ventos que se formam sobre o oceano nos meses de primavera e outono -, centrado no estado da Bahia, vem influenciando as condições do tempo, deixando o céu encoberto e chuvoso na faixa centro-norte e leste da região Nordeste (que compreende parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia). Nas demais áreas da região, este sistema mantém o céu com poucas nuvens. A informação é do serviço de metereologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

O VCAN que vem atuando nos últimos dias sobre a Bahia deverá manter o céu encoberto e chuvoso nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Norte do Estado, entre a sexta-feira, 21 e domingo, 23. Nestas regiões estão previstas temperaturas mais elevadas, com máximas podendo chegar aos 32°C, que associadas aos altos índices de umidade do ar, deverão favorecer a ocorrência de eventos isolados de chuvas fortes.

Em Salvador e região metropolitana, o calor e os altos índices de umidade do ar manterão o tempo instável, com previsão de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. As temperaturas na capital baiana deverão se manter elevadas, com valores variando entre 21°C (mínima) e 32°C (máxima), possibilitando a ocorrência de eventos isolados de chuvas moderadas.

Nas regiões da Chapada Diamantina, Sudoeste, Sul, São Francisco e Oeste da Bahia a atuação do VCAN manterá o céu ensolarado e com pouca possibilidade de chuvas. Apenas no final da tarde e início da noite é que poderão ocorrer chuvas fracas. As temperaturas previstas para estas regiões deverão variar entre 21°C (mínimas) e 30°C (máximas). As menores temperaturas do Estado são esperadas nas áreas serranas das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste com mínimas podendo chegar aos 19°C.

Maré - Entre os dias 21 e 23 (de sexta a domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima em torno das 5h e das 17h, com valores variando entre 2,3 metros e 2,5 metros. Já a maré baixa deverá atingir seu mínimo em torno das 11h e das 23h, com variação de 0,1 metros a 0,3 metros. As ondas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUVs) - Também no período de 21 a 23 de janeiro os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) se manterão elevados, com valores variando entre 12 e 13, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são classificados como intensidade Extrema. Mesmo com o aumento da nebulosidade (típico do verão) os IUVs podem assumir valores altos, o que requer cuidados quanto à exposição ao sol entre 10h e 16h.

Para se proteger dos IUVs é aconselhável usar protetores/filtros solares, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Postar um comentário

0 Comentários