Vaticano anuncia novo arcebispo da Arquidiocese de Salvador

Dom Murilo deverá tomar posse no dia 25 de março na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus
Dom Murilo deverá tomar posse no dia 25 de março na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus

O Vaticano anunciou, na manhã desta quarta-feira, 12, o nome do novo arcebispo da Arquidiocese de Salvador. Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, natural de Brusque (SC) e atual arcebispo de Florianópolis deverá tomar posse no dia 25 de março na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus.

O religioso assume o lugar de Dom Geraldo Majella Agnelo, que seguiu a tradição canônica e se aposentou ao completar 75 anos. Dom Geraldo esteve à frente da arquidiocese soteropolitana desde 1999 e aguardava nomeação de substituto desde 2008, quando pediu aposentadoria ao Vaticano.

Após a posse de Dom Murilo Krieger, o atual arcebispo Dom Geraldo Majella deve permanecer como bispo emérito de Salvador e manter as funções de cardeal, mas sem o comando de uma diocese.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os 15 municípios que integram o território de atuação da Arquidiocese de Salvador contam com uma população de 3,5 milhões de pessoas, residentes na capital, no Recôncavo Baiano, nas ilhas da Baía de Todos os Santos e em parte do Litoral Norte. Toda a área pastoral da Arquidiocese conta com 112 paróquias e quatro capelanias militares.

Novo Arcebispo – O catarinense Dom Murilo Krieger iniciou a vida religiosa em 1964, quando integrou a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. O religioso foi ordenado padre cinco anos depois e teve sua congregação episcopal em 1985. Dom Murilo já esteve à frente da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP), assumiu a Diocese de Ponta Grossa (PR) e coordenou as arquidioceses de Maringá (PR) e Florianópolis (SC). Ao longo da vida religiosa, já escreveu livros, publicou artigos em revistas e jornais e apresenta programas de televisão.

Postar um comentário

0 Comentários