A polícia de Lagoa Real, a 731 km de Salvador, pediu reforço ao 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Guanambi, 34ª Companhia Independente (CIPM) de Brumado, 46ª CIPM de Livramento de Nossa Senhora, e Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Sudoeste para tentar fechar o cerco contra uma quadrilha que executou a sangue-frio o vigilante Hermínio Duca Costa, 33 anos, durante assalto à agência do Banco do Brasil do município, onde a vítima trabalhava.
Costa, que é primo do prefeito do município, José Carlos Trindade Duca (DEM), havia acabado de chegar ao prédio, após cumprimentar amigos e parentes na Lotérica Real, vizinha ao banco e próxima à sede da Prefeitura Municipal.
Os cinco assaltantes, que fugiram em motocicletas, conduzindo os malotes, chegaram ao prédio por volta das 10 horas dessa quinta-feira, 10, armados com revólveres, calibre 38. Sem dar chance de defesa ao vigilante, que teria feito um movimento brusco, porém involuntário – segundo testemunhas -, os bandidos dispararam em sua direção, atingindo-o na cabeça e em outras três partes do corpo.
Enquanto a vítima agonizava à espera de socorro, os bandidos renderam clientes e funcionários, exigindo todo o dinheiro do caixa. “Foi uma cena horrível, que dificilmente vai sair da cabeça de quem, como eu, testemunhou”, relatou um dos funcionários.
Em menos de 20 minutos, o assalto foi consumado e os criminosos fugiram, abrindo chances para que o vigilante fosse socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Guanambi, a 100 km de Lagoa Real.
“Ele perdeu muito sangue, mas estava consciente”, continuou a fonte, que não se lembra do rosto dos bandidos. “Ninguém conseguiu encarar, até porque estavam nervosos, gritando muito, pedindo agilidade na entrega do dinheiro”, finalizou.
Costa deu entrada no pronto-socorro em estado grave e não resistiu ao ferimento. O corpo foi encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal de Guanambi. Ainda sem pistas, a polícia começou a ouvir testemunhas para ajudar na confecção do retrato falado e perfil dos assaltantes.
O banco não revelou o montante roubado. Este foi o quinto roubo a banco na região Sudoeste em menos de 30 dias. Antes, bandidos roubaram dinheiro em agências de Aracatu, Boa Nova, Condeúba e Macarani. De acordo com o Sindicato dos Bancários, somente este ano 21 agências bancárias já foram assaltadas no interior do Estado. Já na capital, quatro ocorrências foram registradas.
0 Comentários