Dado faz parte do relatório anual divulgado pela Ouvidoria das polícias.
Boletins de ocorrência são usados para analisar as mortes.Mais da metade dos mortos em confrontos com a polícia em 2010 tinha de 10 a 25 anos. Foram 214 das 416 mortes analisadas. O relatório anual, com as conclusões da Ouvidoria das polícias, foi divulgado nesta quinta-feira (5).
Os boletins de ocorrência são um dos instrumentos usados pela Ouvidoria da polícia para analisar as mortes que tenham envolvimento de policiais militares e civis. Quase 95% das ações envolveram policiais militares. Na capital, 173 pessoas morreram em confronto com a polícia. O maior número de casos aconteceu na Zona Leste.
“As ações policiais de um modo geral estão sendo cada vez mais letais na capital e também no estado”, diz o ouvidor da polícia, Luiz Gonzaga Dantas.
A Secretaria da Segurança Pública diz, no entanto, que em 2010 o número de mortos em confronto com a polícia caiu 6% em relação ano anterior e que no primeiro trimestre deste ano caiu 24,5% comparado ao mesmo período do ano passado.
O governo atribui essa queda às medidas como cursos de atualização, avaliação psicológica dos policiais envolvidos e controle diário de disparos efetuados por PMs.
0 Comentários