Governo lança programa para reduzir índices de violência

O governo do estado lança, nesta segunda-feira (6) o programa Pacto Pela Vida, que tem o objetivo de reduzir os índices de violência na Bahia. Além de tentar diminuir as ocorrências de homicídio, o programa também combate outros crimes contra a vida.

O governador Jaques Wagner ressaltou a importância do programa. "É um guarda-chuva institucional da Segurança Pública em parceria com outros poderes". O Pacto Pela Vida tem apoio de instituições como Tribunal de Justiça, Ministério Público e Assembleia Legislativa da Bahia.

O evento de inauguração do programa conta com a presença do prefeito João Henrique Cardoso, da presidente do TJ-BA, a desembargadora Telma Britto, e do presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo, além dos artistas Margareth Meneze, Tatau e Durval Lelys.

Tráfico - "O avanço da droga é uma preocupação (do governo). Não temos que pensar apenas em redução de homicídios, se não diminuir o tráfico de drogas no estado", disse o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, em entrevista a uma emissora de televisão, nesta manhã.

De acordo com o secretário, o governador Jaques Wagner assinou, nesta semana, a contratação de 3.500 novos PMs para fazer frente a esses projetos de combate à violência.

"O combate ao crime organizado é muito importante para manter a segurança e nós já temos mais de dez operações organizadas. É importante que estamos no início de um projeto de acirramento da segurança em todo o estado".

Maurício Barbosa afirmou, ainda, os crimes contra agências bancárias também têm preocupado o governo.

"Percebemos uma mudança nas quadrilhas, que deixaram de assaltar para estourar as agências. A utilização de explosivos é nacional. São Paulo, Pernambuco e a Bahia são os estados que mais sofrem com isso. Mas já prendemos mais de 50 assaltantes nesses quatro meses (o secretário tomou posse em janeiro deste ano)".

"É importante frisar também o papel dos órgãos federais nesse combate. Boa parte do armamento pesado vem do exterior licitamente, mas acaba sendo desviado, como os explosivos, por exemplo, que vêm de pedreiras. O exército está trabalhando junto com a gente para evitar que esse material seja desviado".

O último registro deste tipo de crime aconteceu neste domingo (5), quando criminosos explodiram caixas eletrônicos em Aracatu, aterrorizando a população do interior baiano.

O secretário também disse que o governo está focado em combater a corrupção dentro da polícia. "É uma das prioridades do nosso plano de segurança. Queremos alcançar o quanto antes os maus policiais. Infelizmente, não podemos achar que só o processo administrativo vai retirar os maus policiais de nosso quadro", explica

Postar um comentário

0 Comentários