Pelo 5º ano consecutivo, Bahia lidera ranking de assassinatos contra homossexuais


A Bahia lidera, pelo quinto ano consecutivo, o ranking dos estados brasileiros com maior número de assassinatos contra homossexuais, segundo informou o Ministério Público (MP-BA) nesta segunda-feira (20).

De acordo com o fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), Luiz Mott, os números são preocupantes. “É o quinto ano consecutivo em que a Bahia tem essa vergonhosa liderança”, disse Mott, durante a abertura da sessão temática 'O Ministério Público e a Segurança Pública para Lésbica, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT)'.

Somente em 2009, foram registrados 25 assassinatos; em 2010, 29; e, em 2011, já foram contabilizados nove casos.

Salvador, Itabuna, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Candeias, Lauro de Freitas e Jacobina lideram as cidades baianas onde mais acontece este tipo de crime.

Ainda conforme Mott, as vítimas são geralmente cabeleireiros, profissionais do sexo, pais de santo, bancários e profissionais liberais.

Cerca de 47% dos assassinatos foram cometidos nas ruas e 35% dentro da residência da vítima, sendo 31% com uso de arma de fogo e 21% com faca. Os alvos preferenciais são os travestis.

A promotora de Justiça, Márcia Teixeira, afirmou que esta é apenas a primeira iniciativa do MP-BA em prol da cidadania para LGBT, e que espera colher e articular informações sobre o tema, que vão servir para montar a atuação da Instituição na área.

Postar um comentário

0 Comentários