Cesar Cielo é pego em exame antidoping


Maior nadador brasileiro de todos os tempos, o campeão mundial e olímpico Cesar Cielo foi pego no exame antidoping do Troféu Maria Lenk, realizado no mês de maio, no Rio de Janeiro. Divulgado nesta sexta-feira (1º), o resultado foi adverso para a furosemida.

A substância, proibida pela Federação Internacional de Natação (Fina), é geralmente encontrada em diuréticos. Além de Cielo, também foram flagrados os brasileiros Nicholas Santos, Vinícius Waked e Henrique Barbosa.
Em decisão anunciada ainda nesta sexta, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) optou por punir os atletas com a perda dos resultados da competição e uma advertência. A entidade explicou que os nadadores definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, restando comprovado que não houve aumento dos seus desempenhos.
"Sempre fiz uso desse suplemento e nunca um controle feito anteriormente apresentou problema. Pela segurança que tenho na utilização, creio que este resultado tenha sido um fato isolado. (...) Em nenhum momento fui imprudente ou negligente ou usei de imperícia. Não uso nenhum tipo de medicamento ou suplemento sem me certificar da segurança de sua utilização. Em qualquer lugar do mundo em que esteja, consulto sempre meu médico e meu pai, que é médico, sobre os componentes de todo medicamento ou suplemento antes de ingeri-los. Sou extremamente cuidadoso com isso e tenho a consciência tranquila de que não fiz nada para melhorar artificialmente meu desempenho", declarou Cielo em comunicado oficial enviado à imprensa.
O resultado do exame foi encaminhado à Fina, que definirá se acata a decisão da CBDA ou estipula outra punição para os brasileiros. As punições podem ir de uma advertência até dois anos de suspensão.
Confira os resultados perdidos pelos atletas no Troféu Maria Lenk:
Cesar Cielo: Cinco medalhas de ouro (50m livre, 50m borboleta e os revezamentos 4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley) e uma de prata (100m livre).
Nicholas Santos: Três medalhas de ouro (4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley), uma de prata (50m borboleta) e uma de bronze (50m livre).
Henrique Barbosa: Uma medalha de ouro (4x100m medley) e uma de bronze (200m peito).
Vinícius Waked: Quatro medalhas de bronze (200m livre e os revezamentos 4x50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley).

Postar um comentário

0 Comentários