Com base nos personagens da cultura popular e que integram o folclore brasileiro, o cartunista e escritor, Antonio Cedraz lançou na manhã deste sábado (27) o livro Lendas e Mistérios Volume II, com sessão de altógrafos na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Nazaré).
O autor conta que neste livro, a Turma do Xaxado contracena com grandes figuras do Folclore Brasileiro, como "a Comadre Florzinha, o Lobisomem, o Homem do Saco (Papa-figo), o Boitatá, a Cabeça de Cuia, Iara e o Anão dos Trilhos", relata. O livro Lendas e Mistérios vol. 1 foi considerado o Melhor Álbum Infantil no 19º Troféu HQ MIX, em 2007.
Para Antonio Cedraz, o folclore brasileiro é recheado de figuras incríveis, com suas histórias maravilhosas e poderes mágicos, e que são tão fantásticas quanto às fadas, os duendes, magos, bruxas, sereias, dragões e elfos das culturas de outros países. “As personagens aqui apresentadas são baseadas em entidades do folclore, são parte desta nossa cultura brasileira, tão desconhecida de muitos de nós”, diz Cedraz.
“Xaxado e seus amigos têm à sua disposição toda uma riqueza cultural que se expressa nas diferentes maneiras de se falar, nos trajes, nas danças e músicas, nas imagens do dia a dia, nos costumes, nas comidas, nas relações humanas, na arquitetura, nos jeitos de ser de cada um”, afirma.
Autor e a tura - Antonio Cedraz nasceu no município de Miguel Calmon e cresceu em Jacobina, onde se formou professor e começou a fazer desenhos e histórias em quadrinhos. É Mestre dos Quadrinhos Nacionais, título concedido pela Associação de Caricaturista e Desenhistas de São Paulo e é o criador da Turma do Xaxado, com a qual ganhou, 6 vezes, o mais importante prêmio de Histórias em Quadrinhos do Brasil: o HQ MIX, considerado o Oscar dos quadrinhos brasileiros. Cedraz tem mais de 25 livros e revistas editadas por sua editora e adotados por diversos colégios.
A turminha heterogênea como o povo brasileiro: o esperto Xaxado é neto de um famoso cangaceiro que vivia no bando de Lampião; o preguiçoso Zé Pequeno adora ficar deitado na rede, vendo a vida passar; a estudiosa Marieta é a radical defensora da língua portuguesa; o egoísta Arturzinho é filho de um rico fazendeiro e faz questão de deixar bem claro que nasceu “em berço esplêndido”; o sonhador Capiba é um aspirante a cantador nordestino, e a consciente Marinês é a protetora e amiga número 1 da natureza
0 Comentários