Florianópolis - Um monomotor prefixo C98A Grand Caravan caiu por volta das 13h10 desta terça-feira, 2, na serra catarinense, causando a morte de oito pessoas. A aeronave pertencia ao 5.º Esquadrão de Transporte Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB).
A queda aconteceu no município de Bom Jardim da Serra e, segundo informações preliminares, foi provocada pelos fortes ventos que atingem Santa Catarina, principalmente a região serrana. Segundo nota oficial divulgada pela FAB, cerca de uma hora após o acidente, a aeronave havia partido de Canoas (RS) às 11h35, com destino ao Rio.
Estavam a bordo o major Antônio Carlos Souza da Silva, os tenentes Samir de Barros Farias, Arthur Ricardo Carneiro da Silva Júnior e André Dias Alves, o suboficial Marcelo André Rhoden, o segundo sargento Helenilton de Souza Schafer e o terceiro sargento do Exército Jarbas Barbosa Mendes, além de uma passageira identificada como Gracy Quelle Nunes de Oliveira.
A queda foi em uma área rural a dois quilômetros da Rodovia SC-438, na Fazenda Pelotas, próximo da Pousada Santa Rita, entre São Joaquim e Bom Jardim da Serra. A aeronave bateu contra um barranco. Com o impacto, um dos motores foi arrancado da fuselagem e logo em seguida houve uma explosão.
Agentes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar isolaram a área. Um helicóptero Arcanjo, transportando uma equipe do Corpo de Bombeiros de Florianópolis, se deslocou até o local, para dar apoio ao resgate.
Outro helicóptero, um H-60 Blackhawk, lotado na Base Aérea de Santa Maria (RS), conforme informações da FAB, decolou em direção ao local do acidente com mais agentes de resgate.
Voo baixo - Segundo funcionários da pousada, que testemunharam a queda do avião, o forte vento que soprava no horário do acidente pode ter contribuído com o acidente.
“A gente viu o avião passar por aqui e logo em seguida ouvimos um barulho de explosão e fumaça”, informou uma funcionária, que se identificou apenas como Aline.
0 Comentários