Blitzes de alcoolemia voltam a partir de sexta

Blitzes querem diminuir com acidentes de trânsito relacionados com o uso de álcool
Blitzes querem diminuir com acidentes de trânsito relacionados com o uso de álcool
As blitzes corriqueiras de trânsito voltam a ocorrer nesta segunda-feira (19), e as de alcoolemia na próxima sexta-feira (23), informou o superintendente de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), Alberto Gordilho. "Durante a semana, faremos blitzes rotineiras, verificando documentos e itens de segurança como faróis, cintos de segurança e extintores. Na sexta, além desses aspectos, vamos observar a alcoolemia dos condutores", disse.
O retorno das blitzes vai ocorrer graças a uma parceria firmada entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Transalvador.  As de alcoolemia serão realizadas sempre no fim de semana, de sexta-feira a domingo, dias em que acontecem mais acidentes de trânsito relacionados com o uso de álcool.
A Bahia é líder no crescimento do número de mortes no trânsito em todo o Brasil, com 72% de acréscimo entre 1998 e 2008. Nos dez anos, o número de óbitos no Estado saltou de 1.038 para 1.785, de acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS).
No domingo (18), a capital baiana sediou a abertura da Semana Nacional de Trânsito, promovida pelo Ministério das Cidades em parceria com órgãos municipais e estaduais. Uma caminhada pela Paz no Trânsito, do Cristo ao Farol da Barra, marcou o lançamento com a presença de cerca de três mil pessoas e autoridades.
Estatísticas - Segundo a Transalvador, de janeiro a julho deste ano em Salvador, foram registrados 19.650 acidentes com 4.951 vítimas e 131 mortes. As motocicletas estão envolvidas em 34,9% das ocorrências. “Isso é quase uma epidemia no Nordeste, um problema de saúde pública. As vendas de motos aumentaram muito na região. Por isso trouxemos o evento, que tradicionalmente era realizado no Palácio do Planalto, para cá”, afirmou o presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Júlio Arcoverde.
Nas rodovias federais que cortam a Bahia, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), desde o início do ano até o último domingo (18), já ocorreram 6.947 acidentes, com 4.292 feridos e 515 mortos. A faixa etária mais atingida são os jovens, entre 18 e 25 anos, com cerca de 46% dos acidentes, 29% dos feridos e 24% dos mortos. Deste registro, os homens aparecem em 85% dos casos como os condutores dos veículos.
O mau comportamento dos condutores no trânsito continua sendo a principal causa para o aumento destes números. Na grande maioria dos casos, os acidentes decorrem de condutas imprudentes ao volante, como por exemplo, excesso de velocidade, ultrapassagens em locais proibidos, falta de atenção, além do uso de bebida alcoólica

Postar um comentário

0 Comentários