Queimada persiste em área de reserva em Barreiras

Homens do exército, do Prevfogo e do Corpo de Bombeiros tentam conter o incêndio
Homens do exército, do Prevfogo e do Corpo de Bombeiros tentam conter o incêndio

Um incêndio florestal avança sobre o cerrado natural em área de reserva que pertence ao 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC), nos arredores de Barreiras, a 858 km de Salvador. Cerca de 100 homens do exército, do Prevfogo e do Corpo de Bombeiros de Barreiras estão se revezando no combate ao fogo, que começou neste domingo (4) e persistia até o fim da tarde desta terça-feira (6).

Com a umidade relativa do ar abaixo de 20% e há cerca de quatro meses sem chuvas, a região está vulnerável aos incêndios, pois o fogo se espalha com facilidade na vegetação seca, auxiliado pelos fortes ventos que carregam as fagulhas e dificultam o seu controle.
”Todos os dias tem combate a focos de incêndio na região, desde o mês de julho”, conforme o coordenador do Prevfogo do Ibama, Marco Assis Borges. Em Barreiras, o Prevfogo conta com parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

De acordo com dados do Ibama, entre os municípios baianos de cerrado com maior índice de queimadas, de domingo até hoje foram registrados 149 focos em Correntina, 129 em Riachão das Neves, 86 em Barreiras, 81 em Formosa do Rio Preto e 77 em Jaborandi. No entanto, os municípios campeões de registros de focos neste período nos estados com incidência de cerrado foram Porto Murtinho (MS), com 668 focos, e São Félix do Araguaia (MT), com 285 focos

Postar um comentário

0 Comentários