Botafogo só empata com o Bahia e perde a chance de assumir a vice-liderança

O Botafogo tropeçou novamente no Campeonato Brasileiro. Depois de perder para o Atlético-GO, o time carioca recebeu o Bahia neste sábado e apenas empatou em 2 a 2, em duelo válido pela 28ª rodada

Botafogo só empata com o Bahia e perde a chance de assumir a vice-liderança
Reprodução/ESPN
O Botafogo tropeçou novamente no Campeonato Brasileiro. Depois de perder para o Atlético-GO, o time carioca recebeu o Bahia neste sábado e apenas empatou em 2 a 2, em duelo válido pela 28ª rodada da competição nacional. O jogo aconteceu no estádio de São Januário, já que o Engenhão recebe o show do cantor Justin Bieber.

Com o empate, o Botafogo chega aos 46 pontos, ainda na quarta posição do Brasileirão. Já o Bahia soma 34 pontos, em 14º lugar.

O Bahia abriu o placar em São Januário com Souza, mas viu a equipe ficar com um a menos após o volante Hélder ser expulso. O Botafogo só conseguiu a virada no segundo tempo, com Alex a Caio, mas acabou cedendo o empate. Novamente Souza marcou, desta vez de pênalti, para dar números finais ao confronto.

Na próxima rodada, o Botafogo vai até São Paulo para encarar o Corinthians, nesta quarta-feira, em partida importante para as primeiras posições do Brasileiro. Já o Bahia vai receber o Cruzeiro no mesmo dia, visando se afastar de vez do risco de rebaixamento.

O jogo
O Botafogo, mesmo em São Januário, impôs uma pressão no Bahia no início da partida. Os alvinegros chegaram logo com três minutos, quando Cortês cruzou e Alex, depois de matar no peito, tentou marcar de voleio. No entanto, o goleiro Marcelo Lomba estava atento e fez a defesa em dois tempos. Até os 15 minutos, os donos da casa não deixaram os visitantes chegarem ao gol de Renan.

No entanto, o Bahia conseguiu sair da marcação e passou a chegar com mais facilidade. Os baianos assustaram aos 16 minutos, após escanteio que Antônio Carlos desviou e viu a passar rente a trave de Renan. O lance animou os visitantes, que tiveram nova chance três minutos depois. Depois de cobrança de falta, Hélder desviou de cabeça e obrigou o goleiro do Botafogo a fazer grande defesa.

O Botafogo voltou a equilibrar as ações e a partida ficou mais concentrada no meio. Isso até os 28 minutos, quando Renan saiu mal a bola e obrigou Cortês a cometer falta. Após a cobrança na área, a bola foi escorada e Souza se esticou para tocar para a rede e abrir o placar.

O revés não intimidou o Botafogo, que voltou a buscar o ataque com mais vontade. Tanto que, aos 32 minutos, perdeu sua melhor chance até então. Caio roubou a bola no meio e partiu em contra-ataque. O atacante passou pelo marcador, entrou na área, mas finalizou por cima do gol de Marcelo Lomba. Poucos minutos depois, o volante Hélder cometeu falta em Renato e foi expulso pelo árbitro. O jogador já tinha cartão amarelo e recebeu o segundo.

Nos minutos finais, com um homem a mais, os alvinegros foram para cima, mas não criram nenhum boa chance para igualar o placar até o intervalo e viu a torcida vaiar o mau resultado parcial em São Januário.

Para o segundo tempo, o técnico Caio Júnior optou pela entrada do atacante William na vaga do lateral direito Lucas. No entanto, muito nervosos, os alvinegros erravam passes e proporcionavam os contra-ataques aos vistantes. A primeira oportunidade da etapa final foi dos baianos, aos nove minutos. Jones chegou na linha de fundo e cruzou rasteiro, mas nenhum atacante apareceu para colocar para a rede.

A resposta do Botafogo veio no minuto seguinte em grande estilo. Elkeson tentou cruzar rasteiro pela esquerda, William pegou a bola, girou sobre a marcação e tocou para o meio da pequena área, onde Alex estava livre para tocar para a rede de Marcelo Lomba.

Não demorou muito e o Botafogo conseguiu a virada. Dois minutos depois de empatar, Elkeson acertou a trave esquerda do gol do Bahia e a bola sobrou para Caio finalizar. O goleiro Marcelo Lomba até tentou a defesa, mas a bola ficou dentro do gol, para a alegria da torcida presente.

Quando parecia que o Botafogo teria o controle do jogo, o Bahia chegou ao empate aos 15 minutos. O volante Marcelo Mattos cometeu pênalti após puxar Fahel dentro da área, que foi cobrado pelo atacante Souza.

Após a série de gols, a partida teve uma queda de rendimento. Mesmo assim, as duas equipes buscavam o ataque em busca do gol para ficar à frente no placar. O Botafogo voltou a ficar nervoso e errar passes. Já o Bahia desperdiçava os contra-ataques quando tinha chance. Somente aos 32 minutos, os alvinegros conseguiram chegar com perigo. Marcelo Mattos arriscou de fora da área e obrigou Marcelo Lomba a espalmar para fora da área. No minuto seguinte, após bate e rebate dentro da área, Antônio Carlos apareceu para chutar na rede pelo lado de fora, para desespero dos cariocas.

Os lances empolgaram os donos da casa, que voltaram a ficar melhor em campo nos minutos finais. O Botafogo buscou de todas as maneiras a vitória, mas viu a zaga baiana e goleiro Marcelo Lomba manterem a igualdade no placar. No último lance do jogo, o volante Renato disputou bola com o arqueiro visitante e viu a bola bater no travessão.

FICHA TÉCNICA:BOTAFOGO 2 X 2 BAHIA
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 08 de outubro de 2011, sábado
Horário: 18 horas (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos dos Nascimento (Fifa-AL)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Altemir Hausmman (Fifa-RS)
Renda: R$ 87.350,00
Público: 5.045 pagantes
Cartões amarelos: Lucas, Marcelo Mattos, Maicosuel e Caio (Botafogo); Jones, Lulinha, Titi e Souza (Bahia)
Cartão vermelho: Hélder (Bahia)
GOLS: BOTAFOGO: Alex, aos 10 minutos do segundo tempo; Caio, aos 12 do segundo tempo
BAHIA: Souza, aos 28 minutos do primeiro tempo e 15 do segundo tempo

BOTAFOGO: Renan; Lucas (William), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Elkeson e Maicosuel; Alex e Caio
Técnico: Caio Júnior

BAHIA: Marcelo Lomba; Marcos, Titi, Paulo Miranda e Dodô; Fahel, Hélder, Camacho e Maranhão (Reinaldo); Jones (Lulinha) e Souza (Júnior)
Técnico: Joel Santana

Postar um comentário

0 Comentários