Abertura do Carnaval 2012 pode ocorrer na Barra

Fernando Bulhosa,  pres. conselho: “A ideia é que o desfile comece às 20h30"
Fernando Bulhosa, pres. conselho: “A ideia é que o desfile comece às 20h30"
Na próxima segunda-feira, 7, o Conselho Municipal do Carnaval decidirá, através de votação, o local da abertura do Carnaval 2012. O circuito Dodô (Barra-Ondina) é forte candidato a cenário do evento.
Segundo o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Cláudio Tinoco, a motivação principal é a regularização do horário de início do desfile no Circuito Osmar (Campo Grande) na quinta.
“O que o folião vem reclamando é do descumprimento do horário. Os blocos começam a desfilar perto da meia-noite. Não vamos admitir que o desfile de um circuito na quinta-feira termine às 9h da sexta-feira”, afirma.
Segundo o presidente do conselho, Fernando Bulhosa, a mudança ainda tem o objetivo de garantir a visibilidade  dos blocos de samba. “Notamos que todos os anos os blocos saem com atraso, o folião acaba indo embora antes que o bloco comece a desfilar. A ideia é que  o desfile tenha início a partir das 20h30”, diz.
O contingente de foliões do Circuito Dodô também é um dos apelos para a realização do evento na Barra. “Por que não realizar a abertura lá, já que é um circuito oficial, onde o folião mais brinca no Carnaval?”, diz o presidente da Saltur.
Apesar de todos os atrativos do circuito da orla, o presidente do Conselho Municipal do Carnaval ressalta que o intuito é fazer a melhor opção para a festa de 2012. “Se pudermos fazer a entrega da chave ao Rei Momo no (Circuito) Osmar às 19h30, faremos. Tudo está sendo pesado antes da decisão”, garante Fernando Bulhosa.
Democratização - A possibilidade de a abertura ocorrer na Barra tem dividido as opiniões dos envolvidos com a organização do Carnaval.
O diretor da Associação dos Blocos de Salvador (ABS) e ex-vice-presidente do Conselho Municipal do Carnaval, Reginaldo Santos, argumenta que a questão votada pelo conselho depende, na verdade, da atuação dos poderes públicos.
“Tem que haver um compromisso da prefeitura em começar a abertura do Carnaval no horário. Ao conselho, cabe fazer com que o código de ética seja posto em prática”, ressalta. Santos acredita que a transferência da abertura só se justifica caso seja realizado um projeto maior para o Carnaval.
Tanto Cláudio Tinoco quanto Fernando Bulhosa acreditam que a mudança do local da abertura não causará impacto no Circuito Osmar. “Ela já vem sendo itinerante nos últimos anos”, observa o presidente da Saltur

Postar um comentário

0 Comentários