Bahia bate Atlético-GO e volta à zona da Sulamericana

Jogadores do Esquadrão comemoram gol oportuno do artilheiro Souza, que não pegará o Internacional
Jogadores do Esquadrão comemoram gol oportuno do artilheiro Souza, que não pegará o Internacional
Com gol de Souza, o Bahia bateu o Atlético-GO por 1 a 0 na noite deste domingo, 13, no Serra Dourada, pela 34ª rodada da Série A 2011.
O resultado levou o Esquadrão aos 42 pontos e o fez saltar para a 13ª colocação, posição que o coloca entre os times classificáveis para a Copa Sulamericana em 2012. Em relação ao Ceará, 17º colocado e primeiro clube da zona de rebaixamento, a diferença de pontos agora é de sete pontos.
No lance do gol heroico, o lateral-direito Marcos aproveitou vacilo de Thiago Feltri, roubou a bola pela direita e rolou para o artilheiro tricolor Souza, que ficou de frente para o goleiro Márcio e teve apenas o trabalho de completar para as redes.
O gol saiu cedo e foi fundamental para o tricolor baiano, que optou por explorar os contra-ataques e passou quase toda a partida recuado, enquanto o Atlético-GO encontrava dificuldades para se articular.
A situação pareceu que iria piorar quando Souza, então o jogador mais adiantado no esquema do técnico Joel Santana, se desentendeu com o zagueiro Gilson e ambos foram expulsos, aos 32 minutos do primeiro tempo.
Mas a perda do goleador tricolor foi compensada pelas destacáveis atuações de Danny Morais, que substitiu o suspenso Titi, e de Fabinho, principais jogadores do setor defensivo do Esquadrão, que esteve ligado na marcação e não deu espaços ao adversário goianiense.
O Esquadrão volta a campo na próxima quarta-feira, 16, para encarar o Internacional, em Porto Alegre. O Dragão pega o Santos na quinta, 17, no Pacaembu, em São Paulo.
Primeiro tempo - A partida começou morna no Serra Dourada. Bahia e Atlético-GO erravam muitos passes e se anulavam em campo. O primeiro lance de perigo aconteceu somente aos oito minutos, quando o atacante Felipe bateu fraco da entrada da área e viu Marcelo Lomba segurar.
Dois minutos depois, num cochilo do lateral-esquerdo Thiago Feltri, Marcos roubou a bola pela direita e serviu o artilheiro Souza, que, livre de marcação, bateu firme e impôs o resultado final no Serra Dourada: 1 a 0.
Com o gol, o Esquadrão recuou e se posicionou para tentar ferir o Dragão nos contra-ataques. Aos 25 minutos, Lulinha recebeu lançamento e partiu em velocidade para ampliar. De direita, o atacante tricolor buscou o canto esquerdo de Márcio, mas pegou mal na bola e ela foi para fora.
Aos 32 minutos, Souza e o zagueiro Gilson se desentenderam e foram expulsos. Sem o seu homem de referência no ataque, o tricolor baiano passou a apenas se defender.
Entretanto, o Dragão teve uma única chance clara de marcar: aos 39, Felipe tabelou com Anselmo e mandou no canto, mas Lomba fez grande defesa.
Segunda etapa - Apesar da falta de um centroavante para segurar os zagueiros do Atlético, Joel Santana mandou a campo o mesmo Bahia que terminara o primeiro tempo.
Somente aos 11 minutos foi que o treinador tirou Lulinha e colocou Júnior. Dois minutos depois, o camisa 99 tricolor recebeu passe de Nikão e mandou uma bomba no gol de Márcio. A bola passou perto, mas foi para fora.
Aos 19, em contra-ataque, Nikão fez boa jogada individual pela esquerda e quase ampliou, mas, com um chute fraco, facilitou para Márcio.
O restante do jogo foi marcado por uma falsa supremacia atleticana e por uma boa atuação do setor defensivo do Esquadrão, principal responsável pelos três pontos que permitiram ao Bahia voltar a respirar na Série A.
Atlético-GO 0X1 Bahia - 34ª rodada da Série A 2011.
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO).
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ).
Assistentes: Marco Santos Pessanha (RJ) e Antonio de Sousa Parreão (TO).
Público: 2931 pagantes.
Renda: R$52.355,00.
Gol: Souza (Bahia, aos 10 minutos do primeiro tempo).
Cartões amarelos: Anderson e Marino (Atlético-GO); Paulo Miranda (Bahia).
Cartões vermelhos: Gilson (Atlético-GO); Souza (Bahia).
Atlético-GO: Márcio; Rafael Cruz, Gilson, Anderson e Thiago Feltri (Hernandes); Agenor, Bida, Marino e Vitor Júnior (Diogo Campos); Anselmo e Felipe (Juninho). Técnico: Hélio dos Anjos.
Bahia: Marcelo Lomba, Marcos, Paulo Miranda, Danny Morais e Dodô; Fahel, Fabinho, Diones (Carlos Alberto) e Magno (Nikão); Lulinha (Júnior) e Souza. Técnico: Joel Santana.

Postar um comentário

0 Comentários