Operação “ Velocidade 5 “ prende 16 toneladas de maconha do interior da Bahia
Um total de 16 toneladas e 15 quilos de maconha foram
apresentadas na segunda-feira, 26. Eis a maior quantidade dessa droga,
já pronta para consumo,
apreendida na região Nordeste, segundo a Secretaria de Segurança
Pública da Bahia (SSP-BA). A maconha, avaliada em R$ 8 milhões, seria
distribuída no período de Natal, em Salvador e no Litoral Norte.A apreensão foi feita durante a operação Velocidade 5, do Departamento de Narcóticos (Denarc), em três fazendas, na região da Chapada Diamantina, entre os dias 21 e 24 desse mês. Setenta agentes das polícias Civil e Militar, inclusive, do Grupamento Aéreo, participaram da operação, que durou 90 dias.
“O que me deixou surpreso foi o fato de toda essa droga estar encomendada para alimentar o verão de Salvador. Essa apreensão vai causar um impacto muito grande (no tráfico). Nos próximos dois ou três meses, essa droga deve ficar mais cara”, avalia o diretor do Denarc, Jorge Figueiredo.
A maconha era produzida na zona rural dos municípios de Cafarnaum e Canarana, onde os traficantes montaram um verdadeiro acampamento de guerrilha. As 400 tarefas onde ficavam as fazendas eram de mata fechada de caatinga. Além disso, os bandidos camuflaram a droga com lonas e galhos. Cerca de 30% da maconha estava enterrada. A produção tinha até irrigação por gotejamento.
0 Comentários