Salvamar adverte que os pais devem ficar atentos aos pequenos na praia
Temperaturas entre 23º e 30º C estão previstas para os
próximos dias, em Salvador. O céu aberto e as férias escolares têm sido a
soma ideal para baianos e turistas aproveitarem a praia com a criançada. No entanto, também é momento de atenção redobrada dos pais que devem escolher o local mais seguro.O alerta é da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) e do Grupamento Marítimo do Estado da Bahia (Gmar) que indicam os trechos mais recomendados. Segundo os órgãos, as praias de Patamares (em frente à Cabana do Sergipe), Plakaford, Piatã (atrás da Bali), Porto do Barra, Ondina, Boa Viagem e Ribeira são as mais propícias para o banho dos pequenos.
“Mas vale acrescentar que nenhuma praia é totalmente segura”, afirmou o comandante da Gmar, o tenente Oswaldo Pacheco, também diretor da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. “Os pais não devem se afastar dos filhos a uma distância superior de um metro”, completou o coordenador da Salvamar, Jardiel Luquine.
Eles também elencaram as praias que não são ideais para o banho da criançada. “O cuidado deve ser redobrado no Jardim de Alah, Praia do Flamengo, Itapuã e Stella Maris”, ressaltou Jardiel.
Mãe de uma menina de 4 anos, a professora Alessandra Matias, 31 anos, costuma seguir as orientações indicadas. “Só escolhemos as praias que tenham piscinas para a nossa pequena e não nos afastamos”.
O cuidado é importante já que as equipes da Salvamar costumam encontrar crianças que se perdem dos responsáveis. “No final de semana passado foram 20”, disse o coordenador da Salvamar.
No entanto, o subúrbio e ilhas de Salvador estão sem postos fixos de salvamento. “Por causa da falta de equipamento. Fazemos o possível e realizamos monitoramento com embarcações”, afirmou o comandante do Gmar.
Dados - A Salvamar registrou 514 ocorrências no trecho que compreende Jardim de Alah a Aleluia, no último trimestre de 2011. O número é 38,35% do total de 1.340 ocorrências no período. Destas, 16% (215) são casos de afogamentos e desaparecimento de crianças até 12 anos.
0 Comentários