Funcionários da prefeitura deram, neste sábado, os últimos retoques na decoração
As comemorações pelo tradicional 2 de Julho, que marca os
festejos da Independência da Bahia, já começaram no interior do Estado.
Na capital, os eventos oficiais começam neste domingo, 1º.Na Lapinha, as ruas e casas já estão enfeitadas à espera das celebrações. Já no interior, o Fogo Simbólico do 2 de Julho percorreu neste sábado, 30, o trajeto onde aconteceram as batalhas pela independência e deve chegar a Salvador na tarde deste domingo.
Pelas ruas da Lapinha, enfeites e cartazes anunciavam o trajeto do desfile. Na manhã deste sábado, profissionais da prefeitura davam os últimos retoques na decoração.
Os moradores do bairro também já entraram no clima da festa e, em algumas casas, os enfeites já anunciavam o início da comemoração. “É uma festa linda. Estou ansiosa para ver o desfile dos caboclos. Acho que é um momento único para a história da Bahia”, disse a estudante Adriana Reis, 23 anos.
O aposentado Prim Machado, 73 anos, foi nostálgico ao lembrar da celebração. “Bom mesmo era há uns 10 anos. Hoje, a festa tem muita bagunça, muita baderna. Participo apenas pela tradição”, afirmou Machado, que mora na Lapinha há 40 anos.
Símbolo - O Fogo Simbólico do 2 de Julho iniciou, na manhã deste sábado, seu percurso por cidades do Recôncavo baiano, onde aconteceram as batalhas até a entrada do chamado Exército Libertador nas ruas de Salvador em 2 de Julho de 1823. O percurso de 58 km do fogo simbólico começou por Cachoeira e foi até Saubara.
O fogo simbólico foi conduzido por trinta integrantes do Tiro de Guerra local. Eles se juntaram a dez atletas veteranos da cidade no revezamento até o entroncamento do município de Saubara.
De Saubara o fogo foi levado para Santo Amaro. A próxima parada é São Francisco do Conde. O roteiro segue por Candeias, Simões Filho, dentre outros locais que serviram de palco para as lutas de libertação. O Fogo Simbólico deve chegar a Salvador na tarde deste domingo
0 Comentários