Três concursos com mais de 1,5 mil vagas encerram inscrições

Este domingo, 26, é um dia importante para concursandos de todo o País. Isto porque três concursos finalizam o prazo para inscrições neste domingo. Somados, o número de oportunidades chega a 1.563, e o Estado da Bahia  fica com 370 vagas deste total.
O concurso para admissão no curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia, com 300 oportunidades, está recebendo as inscrições por meio do site da Consultec: www.consultec.com.br. Já a Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias, que reabriu as inscrições para o seu concurso, oferece 800 vagas no total,  sendo 70 só para o Estado da Bahia. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site da Famperj: www.femperj.org.br.
Quem também está finalizando inscrições hoje é o Ministério da Fazenda. São 463 vagas para assistente técnico-administrativo, com vagas para o Estado de São Paulo e para o Distrito Federal. As inscrições devem ser feitas  no site da Escola de Administração Fazendária: www.esaf.fazenda.gov.br. Incluídas as gratificações, a remuneração para o cargo chega a R$ 2.858,82.
Desafios
O professor especialista em concursos públicos do curso Degrau, Efigênio Lacerda, lista quais são os principais desafios dos candidatos que estão estudando para as disciplinas de português e redação.  "A maior dificuldade dos candidatos na prova de português e redação é o repertório cultural, geralmente por conta das deficiências do ensino básico no Brasil. Muitos deles apresentam argumentos superficiais e pouco conhecimento na hora de fazer a redação", conta o professor.
Para sanar estas deficiências, a solução é praticar a leitura regularmente. "O candidato que quer ser aprovado tem que estar sempre antenado com o que acontece no mundo", recomenda Lacerda.
No caso da prova de redação, a indicação é fazer uma leitura da prova, passando pelos textos e questões, antes de começar a escrever. Segundo o professor, esta prática ajuda a clarear a mente para o processo da escrita. "Ele não deve copiar os textos e questões da prova, mas a leitura vai ajudar a ter boas ideias", indica.
Já o estudo da gramática deve ser contextualizado, aliando as regras da língua portuguesa com interpretação de texto. "A prova deixou de ser um decoreba. A gramática vem contextualizada juntamente com as questões de interpretação de texto, que é a parte semântica", explica o professor.
Foco nos estudos
Focando os esforços no concurso para o curso de formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia, Jeferson Galvão da Silva está se preparando há mais de um ano para a prova. A fim de  garantir a aprovação no certame ele até preferiu se desligar do trabalho e utilizar integralmente o tempo para se dedicar para o concurso.
"Entrei para um grupo de estudos. Eu e meus colegas nos juntamos para resolver questões de concurso e prova anteriores. Nos últimos concursos fiquei um pouco acima do número de chamados. Estou me esforçando para garantir a aprovação neste", relata o concursando.

Postar um comentário

0 Comentários