Após denúncia de leitor, Limpurb recolhe 220 toneladas de lixo na Cidade Baixa



 
Na sexta-feira (30), após denuncia no Bocão News, a Prefeitura Municipal do Salvador, através da Limpurb, emitiu nota respondendo ao protesto de moradores na região do Bate Estaca, quando populares espalharam lixo na via e interceptaram o trânsito na localidade.  Segundo órgão municipal, 220 toneladas de resíduos sólidos foram recolhidas.
Leia nota na íntegra:
A Prefeitura Municipal do Salvador, através da Limpurb, realizou uma operação especial de limpeza, no dia 30/11, Bate Estaca, localizado no bairro do Uruguai, na capital baiana.

 De acordo com a diretoria de operações do órgão foram recolhidas 220 toneladas de resíduos sólidos, dentre eles sofás, armários, camas, colchões, vasos sanitários e residuos oriundos da construção civil.   A presidente da Limpurb, Ângela Lisboa, declara que, “existem dois eco pontos disponibilizados para descarte desses resíduos, sendo um no Vale da Muriçoca e outro no Itaigara. Está em fase de análise projeto para criação de outros pontos pela cidade".

Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n 12.305/2010) o poder público municipal só tem a responsabilidade de recolher  volume de até 2m³ de resíduos sólidos. Acima desse volume a coleta e o destino final é de responsabilidade do gerador e não da Prefeitura.

Por isso, os moradores que desejam fazer reformas em suas residências ou trocar os móveis devem contratar empresas particulares habilitadas para executar esses serviços e evitar o descarte irregular na via pública.

A Limpurb reafirma que não houve nenhuma redução na prestação dos serviços relativos à coleta domiciliar e que esses serviços continuam sendo executados sem irregularidades, sendo que 64% da cidade tem atendimento diário e em 36% os serviços são realizados em dias alternados.

 A Limpurb convoca a população para uma atuação mais participativa, denunciando placas de veículos e o endereço dos moradores que fazem o descarte irregular pelo telefone 3186-5000. A identidade do denunciante será preservada

Postar um comentário

0 Comentários