Jacobina: Esgoto a céu aberto significa uma ameaça à saúde da população.

Jacobina: Esgoto a céu aberto significa uma ameaça à saúde da população



Obras de esgotamento sanitário ficaram até hoje só na promessa dos diversos gestores que passaram pela Prefeitura de Jacobina
Entra prefeito, sai prefeito e a saúde pública de Jacobina continua sendo tratada de forma negligente, tornando-se responsável por doenças e mortes e prejudicando justamente os moradores mais pobres que convivem, nos bairros periféricos e povoados, com um espetáculo deprimente todos os dias: o esgoto a céu aberto.
Enquanto isso, os gestores preferem investir nos efeitos, contratando médicos, construindo postos de saúde e fazendo propaganda de modelos de saúde que nunca chegaram nem perto do ideal.
Neste exato momento há centenas ou milhares de tubos de canalização junto ao terminal rodoviário à espera da ação de governo, ao passo que praticamente todo esgoto é jogado diariamente nas águas do Rio Itapicuru-Mirim, no coração de Jacobina, bem nas vistas das autoridades que fingem que o problema não existe.
A prometida rede de esgoto, tão cantada em verso e prosa pelos políticos, até hoje não saiu do papel, anos, décadas depois.
E percebe-se uma evidente falta de compromisso dos gestores públicos, afinal a fedentina insuportável que impregna o município, devido aos rios poluídos que recebem o esgoto sanitário todos os dias, é um convite e tanto à reflexão.
Esgoto a céu aberto = doenças
Segundo as autoridades da OMS - Organização Mundial da Saúde - e estudiosos de políticas públicas de saúde, as doenças relacionadas à falta de rede de esgoto são poliomielite, hepatite A, giardíase, disenteria amebiana, diarréia por vírus, febre tifóide, febre paratifóide, diarréias, cólera, ascaridíase (lombriga), tricuríase, ancilostomíase (amarelão), teníase, cisticercose, esquistossomose e filariose (elefantíase).
A água contaminada pode causar leptospirose, amebíase, hepatite infecciosa, diarréias, cólera, giardíase, infecções na pele e nos olhos, como o tracoma e o tifo relacionado com piolhos, e a escabiose, infecções de pele e nos olhos, como o tracoma e o tifo, que são relacionados com piolhos; escabiose; malária; febre amarela; dengue e elefantíase.
Reconstrução da saúde
Se os gestores públicos pretendem construir ou reconstruir de fato a saúde pública de Jacobina, é bom que se atentem para o esgoto a céu aberto.
Não adianta jogar dinheiro público no ralo da incompetência, contratando pessoal e investindo na construção de obras físicas, se o alvo não for atingido: o esgoto, que deveria ser canalizado e tratado, e não sendo pisado diariamente por crianças doentes e jogado nas águas dos rios.
Em tempo: as fotos desta reportagem foram feitas, em Jacobina, na tarde desta terça-feira, 5 de fevereiro.
CORINO ALVARENGA

Postar um comentário

0 Comentários