A 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross aconteceu neste domingo (28) em Lauro de Freitas. O evento, que seria adiado por conta das chuvas, reuniu pilotos profissionais e iniciantes – entre eles três mulheres, e o público que prestigiou o campeonato.
O campeonato com oito etapas chega a reta final da Temporada 2013 neste fim de semana. As provas aconteceram no CT Moto Park off Road, localizado na Estrada CIA Aeroporto, KM 08, bairro Capelão, com entrada gratuita.
De acordo com secretário de Esporte de Lauro de Freitas, José Bonfim, o evento fomenta a prática esportiva com objetivo de agregar valores e disseminar a ideia do esporte aos jovens no município. Um projeto da prefeitura para os jovens e família. “Há 16 anos que a Bahia não recebe este campeonato. Hoje o que deixaremos um legado um legado para município. Todos só falam de futebol, e o motocross vem para diversificarar. Uma ação que o prefeito Marcio Pávia (PP) consegue emplacar em apenas sete meses de gestão”, comemora Bonfim.
O campeonato
Com exatos 50% dos pontos já disputados, nas quatro primeiras etapas, o Campeonato ainda está indefinido. A disputa é equilibrada. Na principal categoria, a MX1, apenas três pontos separam o líder da classificação Adam Chatfield (161 pts) do segundo colocado Antonio Jorge Balbi Junior, com 158 pontos.
Na etapa passada, em Aracaju (SE), dias 13 e 14 de julho, Balbi chegou a assumir a ponta após a 1ª bateria. Mas com a segunda prova, Chatfield conseguiu uma colocação melhor e reassumiu a liderança. “Em Aracaju consegui diminuir essa diferença. A melhor maneira de aproximar ou assumir a liderança é vencer, por isso vamos para a etapa da Bahia novamente com esse objetivo” afirma Balbi Jr.
De acordo com o piloto ainda foram realizadas algumas mudanças nos treinos desde a última etapa. “Por a MX1 estar muito disputada, quem larga na frente tem se dado bem e eu não tenho feito boas largadas e estou encontrando dificuldades de ultrapassagens, por isso nessas duas semanas me dediquei mais a esses dois fundamentos”, conta.
Na MX2, Paulo Alberto e Thales Vilardi chegaram para a 4ª etapa empatados na liderança. O português levou a melhor nas duas baterias e abriu seis pontos de vantagem para Vilardi. Já na 65cc, dois pontos garantem Leo Nunes (79pts) na primeira colocação. Logo atrás aparece Renan Goto (77pts)
Na MX3, o atual campeão Milton Becker, o Chumbinho, tem uma vida mais confortável com 22 pontos de vantagem na ponta da tabela. Enzo Lopes lidera na Junior com 19 pontos a mais que o segundo, Vitor Igor de Almeida.
Nesta última etapa, em destaque está Davis Guimarães, que completa 30 anos de competição. Com três títulos nacionais, 12 estaduais e um internacional, o curitibano vê no esporte o incentivo para uma vida melhor. “É um prazer enorme fazer o que gosto. O esporte é um caminho para a saúde e uma vida melhor. Eu iniciei aos 8 anos com incentivo de minha família. E me sinto orgulhoso em poder levar esta ideia para os jovens”, disse o atleta.
A 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross tem a organização da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e realização da FBM (Federação Baiana de Motociclismo)
0 Comentários