Após dias de forte calor em pleno inverno no Rio, agasalhos que já estão há algum tempo guardados terão que sair dos armários, assim como os guarda-chuvas. A partir desta quinta-feira, uma massa de ar polar intensa empurra uma frente fria em direção ao Sudeste e faz despencar a temperatura, que estava na casa dos 30 graus na capital. Segundo o Climatempo, a temperatura mínima prevista no Rio é de 18 graus, e a máxima, de 24 graus. A possibilidade de chuva é de 90%, com ventos de 15 km por hora.
Nilton Moraes, meteorologista do Alerta Rio, avisa que, na sexta-feira e no sábado, poderá haver mais chuvas do que nesta quinta-feira. No Sul do país, meteorologistas prevêem neve em algumas áreas daquela região:
— É uma massa de ar intensa que vem atrás de uma frente fria. A frente fria vai avançando ao longo dos estados, do Sul para o Sudeste e Centro-Oeste. Na retaguarda, vem esse frio colocando a temperatura em declínio. Os meteorologistas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná preveem possibilidade de neve em algumas regiões do Sul. Essa massa de ar avança em direção à Região Sudeste e chega aqui no Rio de Janeiro. Mas antes dela, temos a atuação dessa frente fria que vem na frente e que chegará no fim da noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira. Mas ela já influencia o tempo antes da chegar — em um vídeo postado pelo Alerta Rio em redes sociais.
Moraes explica que, a partir desta quinta-feira, haverá mudanças nas condições do tempo com o aumento de nebulosidade e chuva no fim da manhã. Para sexta-feira, sábado e domingo, há previsão de chuva ao longo do período, podendo ter maiores acumulados na sexta-feira e no sábado.
— Em relação ao frio, na sexta-feira, essa massa de ar polar chega ao Rio de Janeiro. A temperatura máxima para sexta sábado domingo será de 20 a 23 graus — afirmou o meteorologista no vídeo.
Segundo o Alerta Rio, os modelos numéricos de previsão do tempo preveem que haja maiores volumes de chuva entre a noite de sexta-feira e a manhã do sábado. Apesar de não haver previsão de chuva forte em curtos períodos de tempo, a chuva deve ser contínua nos próximos dias e poderá haver acumulados elevados ao longo de 24 horas corridas.
Risco de raios e chuva moderada
Já o Climatempo informou que o tempo deve ficar mais instável no decorrer da tarde, com chuva persistente, que vai ganhando força até a noite. A temperatura cai muito. Há risco de raios e de chuva moderada a forte no decorrer do dia. O Norte do estado do Rio ainda tem períodos com sol e as pancadas de chuva devem começar só durante a tarde.
Aviso de ressaca
A Marinha divulgou aviso de ressaca com início às 9h desta sexta-feira, até o às 21h deste sábado. Há previsão de ondas de até 3 metros no litoral do Rio
0 Comentários