Brasília (DF), 18/09/2020 – O Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, combateu focos de incêndio que atingem o Pantanal de Mato Grosso do Sul (MS) e Mato Grosso (MT). Em parceria com agências federais e estaduais, integrantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica também empregam aeronaves que transportam brigadistas e despejam água, durante os sobrevoos, para conter as chamas.
Na quinta-feira (17), as principais atividades foram realizadas com apoio do helicóptero Super Cougar (UH-15) da Marinha. Após buscar equipe do Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso, no município de Cáceres (MT), para ação de reconhecimento dos focos de incêndio na Reserva Guirá, a aeronave fez a extração de Fuzileiros Navais, brigadistas e bombeiros militares da Reserva Taimã, onde já estavam há uma semana.
As ações de apoio contam com 542 pessoas, sendo militares, brigadistas e civis, e com o emprego de cinco aeronaves das Forças Armadas em voos de reconhecimento, transporte de militares e de brigadistas e lançamentos de água, abrangendo os estados de MS e MT.
Operação Pantanal
As Forças Armadas atuam, desde o dia 25 de julho, no combate a incêndio no Pantanal sul-mato-grossense. No dia 5 de agosto, as ações foram estendidas ao Pantanal mato-grossense. O Ministério da Defesa atende à solicitação recebida pelos dois estados.
O Centro de Coordenação da Operação está instalado no aeródromo do Sesc Pantanal, em Poconé (MT), ponto estratégico para o emprego dos meios. Participam da operação embarcações e helicópteros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de Fuzileiros Navais com curso de incêndio florestal.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071
0 Comentários