A covid-19 está afetando as campanhas eleitorais. Cinco capitais e várias outras cidades pelo país já têm candidatos infectados desde o início dos eventos de rua, em 27 de setembro. Além disso, pelo menos nove políticos registrados como concorrentes nesta eleição morreram da doença desde 23 de setembro. A proliferação de casos entre candidatos era esperada por conta das campanhas de rua. “Quanto mais se expõe a pessoa, maior o risco de adquirir a infecção”, afirma a professora e pesquisadora da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) Vera Magalhães.
Ela ressalta que há uma dificuldade em garantir a segurança sanitária dos que participam desses atos políticos. “A máscara é importante, mas não é suficiente. São necessárias outras medidas, como o distanciamento, evitar lugares fechados e contato próximo com os outros”, explica.
Ela afirma que o número de casos não é uma exclusividade das maiores cidades. “Os candidatos a prefeito de capitais, às vezes, têm mais acesso aos testes [por isso aparecem mais]. Mas nem o político nem o eleitor estão imunes a essa exposição toda”, diz.
Com informações da Folha de S. Paulo.
0 Comentários