Ação das polícias Federal e Civil apreende 1 tonelada de cocaína no Porto do Rio

 

Cocaína pura estava em "big bags" no Porto do Rio
Cocaína pura estava em "big bags" no Porto do Rio Foto: Divulgação

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Civil e a Receita Federal, apreendeu, na tarde desta sexta-feira, quase 1 tonelada de cocaína no Porto do Rio. A droga que estava em contêineres e acondicionada em tabletes no interior de diversas “bags industriais”, normalmente utilizadas em cargas de minério de ferro, que são exportados para o exterior. De acordo com as investigações, a carga seria enviada para a Bélgica.

Contêineres foram verificados no Terminal da MultiRio, inclusive com o auxílio de cães farejadores da CORE. Produtos destinados à exportação também foram inspecionados por agentes em Portos Secos no Caju.

A polícia estima que o prejuízo ao crime organizado já ultrapassa a cifra de 300 milhões de reais apenas com o quantitativo de cocaína já encontrado.

As substâncias encontradas foram submetidas ao laudo pericial criminal preliminar e o resultado foi positivo para cocaína. O entorpecente apreendido será encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Rio onde será realizada a pesagem definitiva da carga ilícita.

De acordo com o G1, investigações indicaram que a carga iria para o Porto da Antuérpia, na Bélgica. A rota foi mudada para o país depois que criminosos perderam duas cargas no Porto de Roterdã, na Holanda, este ano.

Apreensões subiram na pandemia

Em outubro, o EXTRA mostrou que a apreensão de cocaína nas estradas do Rio aumentou 321% na pandemia. Do dia 13 de março até a semana passada, foram apreendidos 1.295kg da substância, contra 307kg no mesmo período em 2019. Parte dessa alta se explica por uma carga de meia tonelada interceptada no início do mês pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em relação a maconha, foram apreendidos 11.941kg durante a quarentena nas rodovias federais no estado, uma redução de cerca de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, mas, ainda assim, um volume expressivo.

Um levantamento obtido com exclusividade pelo EXTRA via Lei de Acesso à Informação mostra que nos últimos 20 meses a PRF e a Polícia Federal (PF) apreenderam juntas mais de 40 toneladas de drogas, o que dá uma média de meia tonelada de entorpecentes interceptados por semana

 

 

 

Fonte:Extra

Postar um comentário

0 Comentários