O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), garantiu nesta sexta-feira (27) que “não há hipótese de colapso” no sistema de saúde. O discurso veio no mesmo período em que há aumento dos números de casos da Covid-19 no Brasil.
"Não há descontrole nesse momento na cidade de Salvador. Os dados mostram que estamos vivendo um momento de atenção. Aliás, desde março estamos vivendo uma situação assim. Houve um momento que os casos diminuíram, mas voltaram a aumentar. Porém, não há descontrole. Nada que possa sugerir o sinal vermelho. Estamos no amarelo. O sinal verde só será ativado com uma vacina", ressaltou Neto, que ainda falou sobre os números.
"São 1406 leitos ofertados. Peguei esse número para mostrar que se todos os leitos estivessem abertos agora, os leitos clínicos seriam de 32% e de UTI 35%. Não há nenhuma hipótese de colapso. Estes números mostram que, caso a Prefeitura e Governo precisem reativar os leitos, há espaço, há folga. Atualmente, a ocupação dos leitos clínicos está em 71% e de Uti 65%", assegurou.
A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa para anunciar os detalhes sobre o Carnaval de 2021. Na ocasião, o prefeito também anunciou outras ações que serão tomadas no combate à Covid-19.
"Nós já traçamos um plano de mobilização dos leitos de Covid, já anunciei a reabertura de 30 leitos. Estou encaminhando um Projeto de Lei à Câmara, que a gente trabalhe com 60% dos leitos. Passou dos 60%, a Prefeitura esteja autorizada a reativar leitos para que amanhã ou depois o Ministério Público não venha questionar. Já temos um plano de reativação de todos os leitos", sustentou.
Ainda durante a entrevista, o democrata elevou o tom e chamou de "palhaçada" algumas informações disseminadas nas redes sociais sobre uma possível volta das medidas restritivas nos bairros. "Disseram que o prefeito iria anunciar medidas. Isso é mentira. Pessoas que fazem isso torcem contra a cidade. Fica minha palavra de repúdio aos aproveitadores de plantão. Disseram que seriam anunciadas medidas restritivas ou que voltaríamos atrás. Isso não está cogitado. Torcedores do mal, apoiadores da Covid, fiquem quietos e respeitem o trabalho sério da Prefeitura".
Fonte:Aratu oN
0 Comentários