A facção criminosa Comando Vermelho (CV) avança na região do subúrbio ferroviário de Salvador e praticamente todos os dias promove ataques aos rivais do Bonde do Maluco (BDM) e da quadrilha Ordem e Progresso (OP), conforme relato de moradores ao Informe Baiano. O grupo carioca já domina a maior parte do Lobato. Plataforma e Paripe são os bairros prioritários, neste momento, conforme uma fonte do IB.
Na noite de segunda-feira (07/12), por exemplo, os marginais promoveram um ataque contra o BDM no Boideiro, que fica entre a Avenida Suburbana e o bairro de Pirajá. O resultado da ação foi a morte de um inocente. A vítima foi identificada como Ismael Lopes Conceição e tinha 23 anos. O boletim diário da Secretaria de Segurança Pública (SSP) aponta que o crime teria ocorrido próximo ao posto médico do bairro de Pirajá, por vota das 23h50.
“Não foi em Pirajá, foi cá embaixo, no Boiadeiro do Subúrbio. Mas a polícia confunde com Pirajá porque é perto”, corrigiu a testemunha, que relatou ainda que “os vagabundos comandados por ‘Deraldo’ e ‘Barilote’ já ‘chegou’ atirando e todo mundo correu”.
“Estava todo mundo ‘de boa’ conversando e mataram o rapaz a tiros. A gente chamava ele de Mael, não bebia, não fumava e não se envolvia em nada. Rapaz inocente. E teve um outro rapaz que não se envolvia também que foi morto tem menos de 15 dias pelos mesmos. Esse ‘Barilote’ já matou dois filhos de policiais aqui nas áreas. Ele e Deraldo, que eles também chamam de ‘atirador de elite’, saíram da cadeia não tem nem muito tempo. Ficam ali na linha do trem. Já tomaram o Lobato quase todo e agora querem dominar o Boiadeiro e Pirajá, mas Pirajá não sei se eles aguentam, não”, relatou a fonte do IB ao revelar ainda que o grupo é subordinado a um traficante do Nordeste de Amaralina.
“Eles só andam lá no Nordeste e até postaram uma foto no zap no QG lá outro dia. Lembra um traficante da camisa do Flamengo que a polícia pegou no hotel? Aquele ali é que eles iam fazer a segurança pra levar pro Nordeste, mas a polícia pegou antes. É o cara que trazia as armas. No dia da prisão, eles comentaram que prenderam o chefão. Foi uma agonia no zap”, revelou a fonte do IB.
O homem citado pela testemunha é o líder da facção Comando Vermelho (CV) no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, Nei Carlos Souza da Silva, que estava foragido e foi capturado no dia 22 de outubro desse ano, em um hotel no bairro da Pituba. Com ele, as equipes da Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria da Segurança Pública da Bahia e da Polícia Civil e Ministério Público do Rio de Janeiro apreenderam 61,3 mil reais em espécie e jóias.
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Telles Barbosa, negou recentemente que o Comando Vermelho está presente na Bahia. Segundo o gestor da Pasta, uma facção baiana afirma que é do CV para “se engrandecer e afetar outros grupos criminosos do estado”. Barbosa sustenta que a relação das organizações locais com os marginais do Rio de Janeiro e de São Paulo ocorrem apenas para aquisição das drogas.
O IB ouviu policiais que ficaram surpresos com a versão.
“Como é que uma facção vai levantar a bandeira de outra? Eles agora
já fazem o símbolo do CV mesmo, nem é mais o tudo 2. Fazem o C com uma
mão e V na outra. Eles matam e falam que são CV, sim. E outra, eles são
fiéis. O tal do Val Bandeira foi pro Rio de Janeiro, se reuniu com os
caras de lá e depois disso mataram ‘Coruja’. O corpo do cara todo
metralhado e eles deram fim. Até hoje não apareceu o corpo. Fizeram
festa em vários bairros de Salvador”, relembrou a fonte do IB, que falou
sob a condição de anonimato. Acrescentou também que o CV passou a
dominar na última semana o bairro de Castelo Branco e a base fica na
localidade da Creche.Informações do Informe Baiano
0 Comentários