Governo da Holanda declara lockdown até 19 de janeiro; 10 mil testaram positivo no domingo

 

Governo da Holanda declara lockdown até 19 de janeiro; 10 mil testaram positivo no domingo
Crédito da Foto: Bruno De Los Santos/Fotos Públicas

Toda a Holanda está em bloqueio total a partir desta segunda-feira (14/12), com todas as lojas fechando, exceto as tidas como essenciais: escolas, museus, academias e cabeleireiros. O primeiro-ministro Mark Rutte deverá anunciar as medidas em um discurso à nação às 19h.

Ainda há dúvidas, entretanto, se haverá toque de recolher, especialmente no ano novo. Em relação às escolas primárias e secundárias, elas serão fechadas a partir de quarta-feira (16/12) e voltarão ao ensino online. As creches, por outro lado, permanecerão abertas apenas para os pais que trabalham em profissões essenciais. 

As academias, piscinas e saunas também devem fechar suas portas, mas os dentistas e fisioterapeutas podem continuar praticando. As "trabalhadoras do sexo", profissão legalizada no país, também devem fechar as lojas até 19 de janeiro. 

As medidas foram tomadas porque o número de testes positivos para o coronavírus tem aumentado constantemente, chegando a quase 10.000 no último domingo (13/12), segundo o portal Dutch News. O Governo estabeleceu uma meta máxima de 3.600 casos por dia até meados de dezembro. 

"A situação é muito séria", disse o ministro da Saúde, Hugo de Jonge, após a reunião de gabinete da manhã de segunda-feira, pra o Dutch News. "Os números aumentaram acentuadamente nos últimos dias e temos que reduzir a pressão sobre os serviços de saúde", revelou.

REGRAS

As pessoas deverão ficar em casa o máximo de tempo possível e a evitar visitas, sendo permitidas no máximo duas pessoas. Haverá uma exceção para o Natal e, nos dias 25 e 26 de dezembro, poderá haver no máximo três hóspedes. 

Os hotéis podem permanecer abertos, mas não podem servir comida ou bebida aos hóspedes. Na semana passada, a polícia aplicou 543 multas a pessoas que não cumpriam as regras do coronavírus e encerrou 50 festas ilegais. As autoridades também acreditam que regras mais rígidas são mais fáceis de aplicar.  Os lojistas reclamaram da decisão, dizendo que o novo bloqueio será um desastre.

 

Aratu On 

Postar um comentário

0 Comentários