Desde que a prefeitura deu início às novas medidas de segurança, para tentar conter o avanço do novo coronavírus em Salvador, 738 pessoas já testaram positivo para a doença. Conforme a gestão municipal, entre os dias 3 e 13 de dezembro, foram realizados 3.339 testes rápidos para detecção da doença, nos bairros de Brotas e Pituba. Destes, 463 apresentaram resultados, sendo 316 em Brotas e 147 na Pituba.
Já nos bairros e Itapuã e Pernambués, que deram início às testagens no dia 7 de dezembro, 275 tiveram resultado positivo, até este domingo (13/12). Foram 1.856 testados, sendo que 137 casos foram confirmados em Itapuã e 138 em Pernambués.
O procedimento é feito através de uma punção digital (furo no dedo) após o paciente fazer um cadastro, e o resultado é encaminhado até as 18h do mesmo dia, por meio de mensagem de texto para o celular da pessoa. Em caso de resultado positivo para o coronavírus, o cidadão é orientado a fazer o isolamento e a contraprova.
Além das ações que ocorrem nesses bairros, a população também pode fazer o teste em postos de saúde e em todas as 40 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) da capital baiana.
0 Comentários