O médico Clóvis Roberto Almeida de Souza (PROS), prefeito reeleito de Canavieiras, é popularmente conhecido como Dr. Fernando, mas se lá alguém citar O Doido, todo mundo já sabe de quem se trata, é o próprio.
Se diz bolsonarista, mas é meio lá, meio cá. No começo da pandemia saiu na contramão do líder. Botou carros de som pelas ruas pedindo à população que tomasse cuidado com a Covid e avisando:
– Falido se restabelece. Falecido, não.
Colou. E daí ele emergiu forte na disputa, apesar das denúncias de superfaturamento nas ações contra a Covid.
Vacina — Desde o início o jogo da pandemia sempre foi esse, salvar vidas, a opção de Dr. Almeida, ou salvar CNPJs, a opção do líder dele. Muitas vidas se foram e CNPJs também. Agora, na segunda onda, o time dos CNPJs de cabo a rabo, com todos os auxílios creditícios que tiveram, brada a sua exaustão: ninguém aguenta mais a situação.
É uma situação complexa, com dois riscos pesados, morrer de Covid ou de fome. Pior: em todos os estados brasileiros os números ruins só crescem. Na Bahia, todas as UTIs lotadas, com o detalhe de que o vírus está nos quatro cantos do estado.
Claro que o cenário é diferente do início. Antes, Bolsonaro dizia ser uma gripezinha, agora diz que a pandemia está no finalzinho., por conta da quase chegada da vacina.
Saia disso. Nem O Doido de Canavieiras engole essa.
A geleia de Zé Raimundo
Derrotado pelo prefeito Herzem Gusmão (MDB) no segundo turno das eleições em Vitória da Conquista, o deputado Zé Raimundo (PT) retomou as suas atividades (virtuais) na Assembleia, mas virou sensação ao aparecer no Instagram ensinando as pessoas a fazerem geleia caseira com jabuticaba.
Cita que o pé de jabuticaba é do jardim-pomar dele:
– E como ele rendeu muitos frutos por esses dias, aproveitei para fazer geleia.
Elmar, a Covid cá e o olho lá
Internado num hospital em Salvador com Covid, o deputado federal Elmar Nascimento (DEM) teve um comprometimento do pulmão em torno de 30%, mas diz estar bem melhor.
No entanto, fora do ar dos embates políticos, embora o nome dele circule por Brasília como um dos presidenciáveis do DEM do presidente Rodrigo Maia (RJ) para enfrentar o candidato de Bolsonaro.
– Por enquanto, estou fora das discussões.
Os notáveis contaminados
Diz o pessoal que trabalha nas cercanias do gabinete de ACM Neto que a Covid sempre andou por lá e pegou vários secretários, menos o próprio Neto e o vice, Bruno Reis.
Agora prefeito eleito, Bruno está com Covid, e Neto invicto, mas sorte. O vírus é democrático, não escolhe lado. A lista dos infectados ganhou também Josias Gomes (PT), deputado federal licenciado e secretário de Desenvolvimento Rural, e o estadual Alex Lima (PSB).
Enfim, a areia silicosa de Belmonte será explorada
Moradores de Belmonte, na Costa do Descobrimento, se dividem entre a expectativa e a incredulidade com a notícia de que, enfim, a jazida de areia silicosa de alta pureza lá existente vai ser explorada industrialmente.
A sílica, um produto inorgânico e incolor bastante usado como complemento alimentar, mais ainda como alimento para gatos, sempre foi citada como uma cereja para o município ganhar uma alternativa no seu interior, já que quase tudo hoje gira pelo turismo.
A CBPM anunciou que a Pedreira Brasil venceu a licitação para explorar a mina.
A empresa começa a cavar em seis meses e a beneficiar em um ano. Antônio Carlos Tramm, presidente da CBPM, diz que o fato é um marco.
REGISTROS
Olhar para o Martagão
A Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (Caab), uma extensão da OAB-BA, lançou uma campanha de doação de brinquedos para crianças atendidas no Hospital Martagão Gesteira, referência no país no tratamento do câncer infantil. Quem quiser ajudar, o fone é (071) 3327-8777.
Pontes no Cimatec
Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia, participa amanhã da inauguração do Instituto de Estudos Avançados do Senai-Cimatec, instituição baiana que é referência nacional em inovação industrial.
Fogo quente
Técnicos das secretarias de Turismo e Meio Ambiente de Andaraí e Mucugê, na Chapada, e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) mediram o tamanho da área atingida por um incêndio entre 6 e 12 de outubro: 5.570 hectares.
Kaká enroscado
Carlos Alberto Liotério, o Kaká (Republicanos), se reelegeu na disputa pela prefeitura de Wenceslau Guimarães, mas vai ter problemas sérios. O Ministério Público encaminhou denúncia contra ele pela farta distribuição de alimentos no dia da eleição.
Fonte :A TARDE
0 Comentários