Justiça decreta prisão de PMs e Jacobinense envolvidos no caso da 1,5 tonelada de cocaína apreendida

 DIVULGAÇÃO/PM 

Suspeitos foram autuados por violação de domicílio, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tortura


Em audiência de custódia, realizada na tarde desta segunda-feira (18), a Justiça decretou a prisão preventiva dos três policiais militares e de um outro homem detidos durante a operação que apreendeu armas, centenas de munições e 1,5 tonelada de cocaína em Jaboatão dos Guararapes.

De acordo com nota divulgada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), os militares Clebernilson de Souza Ferreira, Boaventura Douglas Nunes de Lima, Rosemberg Nunes Peixoto foram encaminhados ao Centro de Reeducação da Polícia Militar (CREED). Já Flávio Santana Mota foi levado ao Centro de Observação e Triagem (Cotel) ambos em Abreu e Lima. Os dois primeiros são PMs lotados em Pernambuco. O terceiro é da ativa na Bahia.

O grupo foi autuado em flagrante por violação de domicílio, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tortura. Anteriormente, a assessoria da Polícia Civil havia informado, em nota, que os quatro haviam sido autuados por tráfico de entorpecentes, mas nesta segunda a informação foi corrigida durante uma coletiva de imprensa no Comando da Polícia Militar. A origem da 1,5 tonelada de cocaína encontrada está sendo investigada ainda. Um inquérito foi instaurado.

ENTENDA O CASO

O grupo foi detido no bairro de Santo Aleixo, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), após policiais do 25º Batalhão receberem informações sigilosas do núcleo de inteligência, com a suspeita de um possível sequestro. O veículo usado pelo grupo foi abordado e todos os ocupantes, cheios de armas(entre elas, dois fuzis e cinco pistolas) e munições, receberam voz de prisão.

Após a abordagem aos suspeitos, os PMs chegaram até uma residência num loteamento próximo. Dois caseiros, que estavam no local, informaram que o grupo, preso instantes atrás, havia entrado e revirado toda a casa em busca de armas e drogas, além de praticado tortura. O efetivo, então, solicitou o apoio da Companhia Independente de Policiamento com Cães, porém, antes mesmo da chegada dos cães farejadores, os policiais conseguiram encontrar, aproximadamente, uma tonelada e meia de cocaína.

A PM apreendeu ainda diversos carregadores, 587 munições, rádio comunicadores, um carro, cinco celulares, R$ 450 em dinheiro, coletes balísticos, balaclavas (touca ninja), maçaricos, uma faca, uniformes da polícia, coturnos e pacotes de fita (silver tape). Os materiais apreendidos foram levados para a Delegacia de Polícia de Prazeres. Passarão por perícia. 

CORREGEDORIA

Os policiais presos serão submetidos a procedimentos na Justiça Comum e também a procedimentos investigativos internos. A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) vai instaurar procedimento para apurar a conduta deles. Ao final, podem ser expulsos da corporação.

 

 Militares e outro homem foram presos, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na madrugada deste domingo (17), em uma ação que resultou em uma apreensão de drogas e armas de grosso calibre (veja vídeo acima).

Segundo a Polícia Militar (PM), as equipes recolheram 1,5 tonelada de cocaína em tabletes, dois fuzis de uso exclusivo do Exército (um deles com alcance de quatro quilômetros), cinco pistolas com alcance de 600 metros, e mais de 450 balas de vários calibres.

Em entrevista coletiva, a PM informou que foram presos dois policiais militares de Pernambuco: Clebernilson de Souza Ferreira, sargento do 5º Batalhão da PM, em Petrolina, e que está na corporação há mais de 15 anos; e Boaventura Douglas Nunes de Lima, sargento da reserva da PM há mais de 10 anos.

Houve, ainda, a prisão de Rosemberg Nunes Peixoto, soldado da ativa da PM na Bahia, e Flávio Santana Mota, baiano com antecedentes criminais.

Os quatro foram autuados na Delegacia de Jaboatão Centro. Segundo a Polícia Civil, eles vão responder por tráfico de entorpecentes, associação criminosa, violação de domicílio, tortura e porte ilegal de armas de uso restrito e permitido.

A PM disse, ainda, que os policiais de Pernambuco sob suspeita “serão submetidos não apenas a procedimentos na Justiça, mas a procedimentos investigativos internos de controle para apurar as circunstâncias dos seus envolvimentos no fato”. Eles podem ser expulsos da corporação.

Cerca de 1.5 tonelada de cocaína, fuzis e pistolas foram apreendidas em Jaboatão, no Grande Recife, em ação que envolveu prisão de PMs — Foto: PM/Divulgação

Cerca de 1.5 tonelada de cocaína, fuzis e pistolas foram apreendidas em Jaboatão, no Grande Recife, em ação que envolveu prisão de PMs — Foto: PM/Divulgação

Na audiência de custódia, realizada nesta segunda (18), todos tiveram as prisões preventivas decretadas. Os PMs foram para o Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed) e o civil seguiu para o Centro de Observação e Triagem Criminológica Professor Everardo Luna (Cotel), no Grande Recife.

Na nota, a PM explicou que tudo começou quando equipes do 25º Batalhão receberam uma denúncia da Central de Operações de uma ocorrência envolvendo reféns em Manassu, um loteamento próximo ao condomínio Alphaville.

Diante disso, militares do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) e da contrarresposta da unidade seguiram para o local. Eles perceberam a movimentação de um veículo, com quatro ocupantes, “em atitude suspeita”.

“Os policiais deram voz de parada e iniciaram a abordagem policial, momento este em que o Batalhão de Radiopatrulha, que acompanhava a situação via rádio, chegou no local em apoio”, disse a nota.

Tabletes de cocaína foram encontrados em uma casa em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: PM/Divulgação

Tabletes de cocaína foram encontrados em uma casa em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: PM/Divulgação

Ainda segundo a PM, no veículo estavam os PMs, o civil e os armamentos. Uma parte da equipe levou os presos para a delegacia. Enquanto isso, o Gati continuou as investigações.

Em Alphaville, os militares chegaram até uma casa. “Dois caseiros, que estavam no local, informaram que o grupo, preso instantes atrás, havia entrado e revirado toda a casa em busca de armas e drogas”, disse a PM no comunicado.

Então, a equipe pediu apoio do policiamento do cães para entrar na residência. Antes de receber o reforço, os militares localizaram os tabletes da cocaína no local, em um contêiner no terreno da casa. A polícia investiga quem é o dono da casa e avaliou a droga apreendida em R$ 45 milhões.

Ainda foram apreendidos diversos carregadores e munições, além de rádios comunicadores, celulares, coletes balísticos, balaclavas e maçaricos e uniformes da polícia. Ao todo, 48 policiais militares participaram da apreensão. Todo o material foi levado para a delegacia de Prazeres, também em Jaboatão. 

Fonte:J.C NE

Postar um comentário

0 Comentários