A transferência de pacientes com Covid-19 de Manaus para hospitais em outros estados começou nesta sexta-feira (15).
De acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB), o primeiro embarque ocorreu logo pela manhã. As aeronaves deixaram Manaus com 9 pacientes e 5 médicos com destino a Teresina, no Piauí.
Em nota enviada à CNN, o Ministério da Saúde informou que os pacientes serão transferidos para sete capitais brasileiras e para o Distrito Federal.
"Já estão garantidos – de imediato – 149 leitos: 40 em São Luís (MA); 30 em Teresina (PI); 15 em João Pessoa (PB); 10 em Natal (RN); 20 em Goiânia (GO); 4 em Fortaleza (CE); 10 em Recife (PE) e 20 no Distrito Federal", informou a pasta.
“Vários governadores já se colocaram à disposição para recepcionar pacientes com Covid-19 em seus estados e prontamente reservaram suas estruturas hospitalares para dar o apoio necessário para atender aos pacientes do Amazonas”, declarou, na nota, o Secretário-Executivo do ministério, Elcio Franco.
Na mesma nota, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou aue a pasta trabalha em parceria com o Ministério da Defesa para regularizar o fornecimento de oxigênio para os hospitais do Amazonas.
“Estamos trabalhando intensivamente na logística e parcerias para, em menor tempo possível, e com mais efetividade, sanar a crise sanitária pela qual passa o estado do Amazonas. Não estamos medindo esforços”, afirmou Pazuello.
Foto: Lucas Silva - 15.jan.2021/Secom AmazonasNa tarde de quinta-feira (14), o governo do Amazonas informou o lançamento do Plano de Cooperação, em parceria com o Governo Federal, para a transferência de 235 pacientes com Covid-19.
De acordo com o governador, Wilson Lima (PSC), a medida é para lidar com o desabastecimento de oxigênio causado pelo aumento das hospitalizações.
0 Comentários