O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vai se encontrar nesta quarta-feira (20/1) com o embaixador da China, Yang Wanming, no Brasil. O parlamentar brasileiro solicitou a audiência na segunda-feira (18/01), com o objetivo de discutir o impasse acerca da importação de insumos.
O Brasil tem relações conturbadas com a China desde o início da pandemia, em março de 2020. Segundo o alto escalão do governo, foram as declarações recentes de ministros e dos filhos do presidente Bolsonaro que atrapalham a relação com a China e dificultaram o envio de Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs) do país asiático ao sul-americano.
Vale lembrar que além da CoronaVac, a China fornece insumos para a produção da vacina de Oxford, que será produzida pela Fiocruz, do Governo Federal.O Brasil recebeu seis milhões de doses da do imunizante chines, mas a expectativa é de que eles acabem em poucas semanas, sendo necessário mais insumos da China para produção de novos medicamentos.
Maia vai tentar melhorar a relação entre os dois países, argumentando que a demora na chegada dos Ingredientes Farmacêutico Ativos pode prejudicar ainda mais o Brasil. Sem esses materiais, o Brasil pode ter de paralisar a campanha de vacinação em andamento.
A expectativa é que o parlamentar garanta importação de materiais necessários para produção da vacina CoronaVac, fornecidos pelo país asiático
Aratu On
0 Comentários