Começa a colheita de soja em Luis Eduardo Magalhães no Oeste da Bahia

 Luís Eduardo Magalhães, ex-Mimoso do Oeste, sediou a abertura com apresentações de painéis e debates sobre mercado, tecnologia e questões tributárias | Foto: Jonas Oliveira | ANPr | 14.2.2011 - Foto: Jonas Oliveira | ANPr | 14.2.2011

A Abertura Nacional da Colheita da Soja foi festejada pelos produtores, devido à expectativa de novos recordes de safra e às projeções para manter a liderança do grão, capaz de causar inveja em outros países sem a mesma vocação.

Luís Eduardo Magalhães, ex-Mimoso do Oeste, um dos municípios brasileiros de maior crescimento, atribuído à colheita da soja, sediou a abertura com apresentações de painéis e debates sobre mercado, tecnologia e questões tributárias.

Também despertou a atenção o debate sobre a questão da comercialização de terras produtivas a estrangeiras, além de informações sobre o clima e o lançamento do prêmio Personagem Soja Brasil safra 2020-2021.

– As transformações que o agronegócio trouxe para o município de Luís Eduardo Magalhães foram enormes, antes o solo desta região era considerado pobre, mas através do trabalho realizado pelos produtores, este solo foi transformado e hoje é um grande gerador de riquezas – disse uma das principais lideranças do setor, Bartolomeu Braz.

Após a apresentação dos painéis, ocorreu o já famoso e tradicional enfileiramento de colheitadeiras, viabilizando a empresários representativos dos negócios agrícolas participar do primeiro talhão, como se diz no jargão agrícola, uma porção da safra.

O lançamento teve a participação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Fieb), Humberto Miranda, e dirigentes de sindicatos dos produtores rurais de Luís Eduardo Magalhães e da vizinha cidade de Barreiras.

A Abertura Nacional da Colheita da Soja chegou à nona edição, como reconhecimento à importância da região oeste do estado no posicionamento de referência no país.

“Qual o programa e

quais as alianças para

derrotar Bolsonaro?

Pois, se há uma coisa

que não temos ‘direito’,

é a de perder

novamente para ele e

prolongar tantas

tragédias”

Flávio Dino, governador do Maranhão, comentando no seu perfil no Twitter o anúncio feito por Fernando Haddad de que ele deve ser o candidato do PT à Presidência da República nas eleições de 2022

Produção mineral exclusiva

Não bastasse o crescimento de 62% na produção mineral comercializada pela Bahia, em relação a 2019, uma nova estatística revela a exclusividade do estado na produção de cromita, vanádio e urânio. A extração dos três minérios só se faz na Bahia, acrescentando à liderança de outros oito, na classificação geral do país, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Mineração. A cromita e o vanádio são utilizados como matéria-prima em ligas de ferro e aço para utilização pela indústria com objetivos os mais diversos na fabricação de utensílios e ferramentas. Já o urânio, cobiçado pelas maiores potências mundiais devido ao seu uso para fortalecer arsenais, é transferido para as usinas nucleares brasileiras, a partir da extração na Bahia.

POUCAS & BOAS

“Estudos in sílico e in vitro para busca de potenciais fármacos contra o Sars-CoV-2” é o título do trabalho que está sendo desenvolvido no Laboratório de Bioinformática e Química Computacional, campus de Jequié da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). À frente dos estudos está o professor do Departamento de Ciências Biológicas, Bruno Andrade, com a proposta de identificar as variantes que possam ser usadas para o desenvolvimento de novas vacinas recombinantes para gerar imunidade, com análise de aproximadamente 180 mil genomas do coronavírus. Até agora a pesquisa já identificou 91 mutantes para a proteína do Spike do vírus, distribuídos nos continentes africano, asiático, americano, europeu, além da Oceania.

A transformação do espaço do Parque de Exposições de Barreiras no Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha está causando polêmica na cidade e é o foco de um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a prefeitura local. Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) o município está trabalhando na elaboração dos projetos, a partir da Consulta Pública realizada no ano passado. “A meta é preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica”, conforme o titular da Sematur, Demósthenes Junior, acrescentando que o espaço público terá condições para desenvolvimento de atividades de educação ambiental, pesquisa, turismo ecológico, “bem como ofertar lazer e prática de esportes a toda população, promovendo mais qualidade de vida e atrativos para visitantes e turistas”.

A tarde

Postar um comentário

0 Comentários