As obras do sistema BRT alcançaram uma nova fase em Salvador nesta segunda-feira (15/2). O Trecho 3 modal, que ficará situado entre a descida do elevado nas imediações do Parque da Cidade e o Posto Namorados, no Itaigara, contemplará pelo menos 3 km da obra que terá 12 estações. A intervenção compreende a construção de uma via exclusiva, com previsão de entrega no mês de novembro.
Neste tercho serão construídas três estações: a Estação Parque da Cidade, a Estação Itaigara, que ficará localizada em frente ao Shopping de mesmo nome, e a Estação Pituba, que ficará em frente ao Posto Namorados. Além disso, neste ponto será possível que os ônibus do BRT saiam da via exclusiva, atendendo regiões próximas, como a orla, e possam retornar em outro ponto da via exclusiva, como a Avenida Vasco da Gama.
“Em janeiro começamos com serviços preliminares como remanejamento de redes de água, esgoto elétrica e gás. Mas esta semana já iniciamos a construção da faixa exclusiva, que deve ser entregue até o mês de novembro”, explicou o secretário da Mobilidade, Fabrizzio Müller.
ETAPAS
Vale relembrar as obras do BRT foram dividida em três etapas. o trecho 1, que vai desde o Parque da Cidade até o Shopping da Bahia, já teve seus elevados concluídos e entregues ainda em 2020, o Complexo Viário Félix Mendonça. Já as obras do trecho 2, que vão do início da Avenida Juracy Magalhães até a Estação da Lapa, devem ser iniciadas em março.
A expectativa é que ainda sejam construídos três elevados no trecho 2. Um deles ficará nas imediações do Vale das Pedrinhas, onde será implantada uma estação, a única elevada deste trecho. Um outro viaduto será construído na saída da Avenida Anita Garibaldi sentido Juracy Magalhães, eliminando o cruzamento com a Avenida Vasco da Gama e criando uma via expressa sentido Avenida Luís Viana (Paralela).
Por fim, um terceiro elevado será implantado na região da Rótula dos Barris, exclusivo para o BRT, ligando a Estação da Lapa e a Avenida Vasco da Gama.
VISTORIA
O novo Terminal de Integração Rodoviária Sul, onde funcionará a integração do BRT com o metrô na Estação Iguatemi, foi alvo de uma vistoria na última semana, assim como as obras do primeiro trecho. O foco da fiscalização foi a estação situada na altura do mercado Hiper Bompreço, também na Vasco da Gama, que está em fase final de acabamento e paisagismo, e será finalizada em até dois meses.
Ao todo, serão três estações neste primeiro trecho, que contarão com duas plataformas, e terão em sua estrutura guichês de bilhetagem, sistema de segurança, telões com tempo de espera dos ônibus, entre outros. “São duas importantes obras que chegam para melhorar a mobilidade em nossa cidade", afirmou Müller. A ideia é que a estação seja usada por ônibus convencionais antes do BRT, mas ainda não há prazo para início das operações.
Aratu
0 Comentários