Rio tem chuva após chegada de frente fria com raios e trovoadas; Prefeitura decreta estágio de atenção

 

Rio tem chuva a alagamentos na tarde desta sexta (05)

Rio tem chuva a alagamentos na tarde desta sexta (05)

A frente fria chegou ao Rio de Janeiro e trouxe chuva na tarde desta sexta-feira (5), acompanhada de raios e trovoadas. O temporal afetou os transportes como BRT e os trens. Sirenes foram acionadas em 15 comunidades até o início da noite.

A Prefeitura decretou estágio de atenção às 17h. No mesmo horário, chovia forte nas zonas Sul e Oeste da cidade.

Rio entra em estágio de atenção por causa da chuva forte

Rio entra em estágio de atenção por causa da chuva forte

Em algumas regiões da cidade, foram registrados pontos de alagamentos. A temperatura teve queda de 10°C em relação à tarde de quinta-feira (4). Veja informações mais abaixo.

O estágio de atenção é o terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já causam impacto no município, afetando a rotina de parte da população.

Principais transtornos da chuva até 19h30:

  • O corredor Transoeste do BRT foi temporariamente interrompido entre Santa Cruz e Pingo d'Água;
  • Avenida Niemeyer foi fechada nos dois sentidos por causa da chuva;
  • Chuva e alta incidência de raios afetaram a operação dos trens da SuperVia;
  • Estrada da Grota Funda, na Zona Oeste, também foi fechada por causa do volume de água;
  • Temperatura registrou queda de 10°C no meio tarde em relação ao mesmo horário da quinta ;
  • 15 sirenes foram acionadas em nove comunidades, segundo a Defesa Civil;
  • Homens da Prefeitura trabalham no escoamento de água de bolsões que se formaram na Avenida Brasil ( Benfica e Irajá); Catete; Jardim Botânico; Centro; Vila Isabel e Maracanã;
  • Copacabana foi um dos bairros que registraram grande volume de chuva;
  • Ressaca na orla está prevista até a manhã de domingo, segundo a Marinha.
Tempo nublado e chuvoso na Zona Sul do Rio   — Foto: Káthia Mello/G1 Rio

Tempo nublado e chuvoso na Zona Sul do Rio — Foto: Káthia Mello/G1 Rio

Sirenes acionadas em comunidades

O Centro de Operações da Prefeitura informou que a Defesa Civil acionou 15 sirenes em nove comunidades da cidade após o Protocolo do Sistema de Alarme Sonoro ter sido atingido.

São elas: Engenho da Rainha (2); Macacos ( 3); Parque Vila Isabel (2); Relicário (1) e São João (3) e mais Vila Matinha, Andaraí, Arrelia e Jamelão.

O acionamento aconteceu por volta das 18h, e a Defesa Civil está em contato com as áreas de risco para acompanhamento junto às comunidades.

No total, 103 comunidades de alto risco geológico são monitoradas e as sirenes são acionadas quando os índices pluviométricos são altos.

Transportes: trens e BRT

Em função das fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana, com a incidência de raios, a operação dos trens foi afetada em vários pontos, segundo a SuperVia. Veja os principais problemas até 19h30:

  • trens paradores sentido Central do Brasil não estão realizando parada entre as estações Méier e Riachuelo
  • nas imediações da estação Bangu, os trens operam com aguardo de sinalização
  • partidas dos trens estão temporariamente suspensas da Central do Brasil para Belford Roxo
  • os trens do ramal Saracuruna operam com aguardo de sinalização.

Os alagamentos também afetaram o corredor Transoeste do BRT e o sistema foi temporariamente interrompido entre as estações de Santa Cruz e Pingo d'Água.

Transtornos em vários bairros

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, começou a chover forte a partir das 15h em São Cristóvão, Irajá, Saúde e na Ilha do Governador.

Também houve registro de chuva em Anchieta, Penha, Laranjeiras e na Urca. No fim da tarde, um temporal atingiu os bairros da Zona Oeste. Em alguns trechos da Avenida Brasil foram registrados alagamentos.

Ponto de alagamento na Avenida Brasil  — Foto: Gabriel Barreira/G1

Ponto de alagamento na Avenida Brasil — Foto: Gabriel Barreira/G1

  • Na Zona Oeste, choveu forte em Guaratiba, Sepetiba e Santa Cruz. Segundo o Centro de Operações, estas regiões ainda poderão ter chuva forte nesta sexta.
  • A Estrada da Grota Funda foi fechada às 17h30. O acumulado de chuva na região foi de 62mm em um hora. O protocolo para fechamento da via é de fechamento com chuva de até 55mm. A recomendação é que a população fique em um local seguro.
  • No Alto da Boa Vista, uma queda de árvore ocupava uma faixa da Avenida Edison Passos, no sentido Itanhangá, na altura da Estrada Velha da Tijuca.
  • No Catete, Zona Sul, um bolsão d'água se formou na altura da Rua Silveira Martins. O trânsito foi desviado a partir da Rua Ferreira Viana. Equipes da prefeitura trabalhavam para fazer o escoamento da água.
  • Na Glória, um bolsão d'água se formou na Rua Teixeira de Freitas entre o Passeio Público e a Avenida Beira-Mar. Equipes da prefeitura também atuavam no local.
  • No Centro, um trecho entre a Rua do Líbano com a Rua da Constituição, alagado foi liberado às 18h30.
  • No Jardim Botânico, também na Zona Sul, a chuva formou um bolsão d'água na esquina com a Rua Pacheco Leão . Homens da Prefeitura foram para o local onde o trânsito está lento.
  • No Maracanã, um trecho da Rua Radialista Waldir Amaral, altura da UERJ, ficou alagado. Equipes trabalhavam na região.
  • Em Irajá, na Zona Norte, um bolsão d'água se formou no Trevo das Margaridas. O local foi liberado por volta das 19h, mas o trânsito seguia com retenções.
  • Na região da Barra da Tijuca, Riocentro, Rocinha e Vidigal a chuva foi moderada no início da noite.
  • Também na noite desta sexta, os agentes da Prefeitura trabalhavam em São Cristóvão, Zona Norte, para liberar um trecho alagado na Rua General Bruce.
Homens da Prefeitura trabalham em alagamento na Zona Norte  — Foto: Reprodução

Homens da Prefeitura trabalham em alagamento na Zona Norte — Foto: Reprodução

Niemeyer fechada

A Prefeitura do Rio fechou a Avenida Niemeyer nos dois sentidos seguindo o protocolo de interdição do trecho por causa do volume de água.

O acesso a partir da Avenida Prefeito Mendes de Morais, em São Conrado, está liberado para os moradores e turistas que estejam hospedados na região, até a altura do Sheraton.

Equipes da Guarda Municipal estão nos dois pontos de acesso à Niemeyer.

Queda de temperatura

A mudança no tempo trouxe queda de temperatura. Entre 15h e 16h desta sexta, os termômetros marcaram entre 25°C e 27°C, segundo o Climatempo.

Nesse mesmo horário na quinta (4), os termômetros indicavam temperaturas variando entre 36°C e 38°C, uma queda de mais de 10°C. Veja no final da reportagem a previsão do tempo para os próximos dias.

A temperatura máxima desta sexta chegou a 34,4°C na Vila Militar. Na madrugada, houve registro de rajadas de vento de até 59 km/h na Marambaia, 58 km/h em Niterói e 55 km/h no Forte de Copacabana, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A previsão para as próximas horas é de chuva moderada a forte, acompanhada de raios e rajadas de vento moderado a forte.

Postar um comentário

0 Comentários