O local exato onde o foguete chinês Long March 5B cairá neste final de semana após entrar na atmosfera da Terra é uma das maiores preocupações da população mundial nos últimos dias.
O foguete está descontrolado e os detritos que voltarão à Terra fazem parte do primeiro estágio, que possui cerca de 30 metros de comprimento, cinco metros de largura e 187 toneladas.
O Comando Espacial dos EUA está rastreando a trajetória da reentrada, que deve ocorrer neste sábado (8/5). O ponto de entrada exato do foguete na atmosfera da Terra não pode ser determinado até poucas horas antes a reentrada devida à alta velocidade do foguete e pequenas circunstâncias, que podem alterar drasticamente a trajetória.
O 18º Esquadrão de Controle Espacial enviará atualizações diárias sobre a localização do foguete por meio do site Space Track. Entretanto, os mais ansiosos podem acompanhar a movimentação do foguete em tempo real por meio do canal no Youtube SkyRobot.
O canal, que foi criado no Canadá em julho de 2020, diz ter como objetivo mostrar vistas panorâmicas espetaculares de paisagens naturais. A transmissão ao vivo da trajetória do foguete, intitulada "Tracking Out-of-control Chinese rocket debris" ou "rastreando destroços de foguetes chineses fora de controle” em português, já conta com mais de 6 mil espectadores de todo o mundo.
Vale lembrar que O Long March 5B foi lançado no dia 29 de abril para colocar em órbita o Tianhe, módulo principal da primeira estação espacial permanente da China. Especialistas desconsideram, no entanto, a possibilidade de o objeto causar danos em regiões habitadas.
A agência espacial da China ainda não prestou esclarecimentos sobre a parte central do enorme foguete e se ela está sob controle ou se também fará uma descida descontrolada. Detalhes básicos sobre o Long March 5B e sua trajetória são desconhecidos porque o governo chinês ainda não comentou publicamente sobre a reentrada.
Aratu
0 Comentários