Aos 12 anos, Abhimanyu Mishra se tornou o grão-mestre mais jovem da história do xadrez.
Mishra, que é de Nova Jérsei, nos Estados Unidos, e tem 12 anos, 4
meses e 25 dias, quebrou o recorde anterior, de Sergey Karjakin, de 12
anos e sete meses.
Para se tornar um grão-mestre no xadrez, o jogador deve conseguir três normas de grão-mestre --prêmio dado a performances de alto nível em torneios de xadrez--, bem como conseguir uma pontuação de 2.500 no ranking da Federação Internacional de Xadrez, que governa as competições internacionais do esporte.
No torneio Vezerkepzo GM, Mishra derrotou o grão-mestre Leon Mendonca, de 15 anos, em uma nona rodada emocionante para ganhar a terceira e última norma, após ganhar as primeiras duas nos últimos dois meses.
Ele já havia ultrapassado a pontuação de 2.500 em junho, o que abriu o caminho para ele bater o recorde anterior, que foi mantido por 19 anos, por 66 dias.
Ele celebrou no Twitter, dizendo; "Finalmente dei o xeque-mate na maior oponente (a pandemia atual), que me parou por 14 meses. Obrigada a todos pelo amor e apoio. Animado para a Copa do Mundo".
Quebrar recordes é algo que Mishra já se acostumou.
Quando tinha apenas sete anos, se tornou o especialista mais jovem da Federação de Xadrez dos Estados Unidos.
Ele se tornou o mestre nacional mais jovem quando tinha nove anos, e aos 10 anos, nove meses e 20 dias, ele se tornou o mestre internacional mais jovem da história.
O recorde anterior era do russo Karjakin em 2002. Ele desafiou Magnus Carlsen em uma partida do Campeonato Mundial de 2016, mas perdeu.
CNN
0 Comentários